Índia enfrenta dificuldades para iniciar a safra 2014/15
05-12-2014

Problemas climáticos,o impasse com os fornecedores sobre o preço da cana e resistência dos bancos em conceder empréstimos para o capital de giro marcam a safra indiana

A Índia tem enfrentado dificuldades para iniciar a safra 2014/15 a pleno vapor, especialmente no estado de UttarPradesh, que é o principal estado produtor de cana e o segundo maior produtor de açúcar do país. Além das condições climáticas menos favoráveis, com chuvas abaixo do esperado na última temporada de monções, alguns dos principais grupos produtores decidiram postergar por tempo indeterminando o início da safra uma vez que a questão sobre o preço mínimo da cana-de-açúcar ainda não foi definida.

Entre os principais grupos produtores, estão a BajajHindusthan, a BalrampurChini, a SimbhaoliSugars e Dwarikesh Sugar. No total de 95 usinas situadas em UttarPradesh, 66 unidades não chegaram ao menos a realizar o processo de manutenção das fábricas que seria necessário para iniciar a safra. Essas 66 usinas são responsáveis por 75% da produção de açúcar em UttarPradesh. Supondo que todos os problemas sobre a política de preço da cana fossem resolvidos hoje, as usinas levariam pelo menos 45 dias para finalizar a manutenção das máquinas. Isso significa que a safra 2014/15 não começará antes de dezembro para essas usinas.
O atraso para o início da safra pode prejudicar as projeções mais otimistas sobre a produção de açúcar na Índia em 2014/15, a despeito do aumento do plantio. Em 2013/14, UttarPradesh produziu 6,5 milhões de toneladas ou 26,8% de um total de 24,3 milhões de toneladas produzidas em todo o país.

Veja matéria completa na Coluna Datagro na edição 16 da CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e receba a revista no celular – www.canaonline.com.br