Inovação faz parte do dia a dia da maior usina de cana do mundo, a São Martinho
15-08-2017

Entre seus recordes está: colhedora de cana de duas linhas colhe 3.383,00 toneladas de cana em 24 horas

Os números da Usina São Martinho, localizada em Pradópolis, SP, são grandiosos, começando pelo volume de cana que processa por safra, mais de 10 milhões de toneladas de cana, o que a coloca no posto de maior unidade sucroenergética do mundo.
Mas os recordes da São Martinho não param por aí, um dos últimos conquistados pela usina foi conseguir que uma colhedora de cana de duas linhas colha 3.383,00 toneladas de cana em 24 horas. A nova marca não aconteceu de forma aleatória, faz parte do conjunto de inovações, pesquisas e desenvolvimento que a empresa coloca em prática para alcançar a excelência.
Uma das ideias que estão sendo trabalhadas na Usina São Martinho é a introdução da colheita mecanizada de duas linhas mantendo o espaçamento convencional de 1,50 m. O gestor de inovação da Unidade, Walter Maccheroni, conta que a empresa se desafiou a realizar modificações em suas colhedoras a fim de testar as vantagens desse novo tipo de colheita. “Depois de dezenas de modificações, nós partimos para um teste real no campo. O recorde de uma colhedora de uma linha neste mesmo tempo é de 3.320,00 toneladas.”
Além de uma quantidade maior de cana colhida, Maccheroni conta que a colhedora de duas linhas, na média, conseguiu diminuir as perdas de cana durante a colheita.

Este é apenas uma das inovações em teste na Usina São Martinho. Quer saber mais? Não perca a próxima edição da revista digital CanaOnline que será publicada em 21 de agosto. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf. Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.