Insectshow: no Grupo Raízen, o conhecimento é arma fundamental no combate às pragas
25-07-2014

Mas, a empresa ainda busca saídas na guerra contra o Sphenophorus.

"Não podemos bobear, senão perdemos para a praga", diz Rodrigo Vinchi, do Grupo Raízen.
Ao falar no INSECTSHOW sobre a gestão do controle de pragas no grupo Raízen, ele destaca o investimento na capacitação de mão de obra para o sucesso do controle de pragas. "Essa é a base do nosso modelo de gestão."

Também faz parte da política da empresa a realização de experimentos técnicos. A Raízen faz experimentações em várias áreas. Somente nesse ano são 28 experimentos em pragas. Muitos desses estudos visam aprimorar o entendimento do Sphenophorus, visando conhecer melhor a flutuação das populações da praga. Em São Paulo, somente a usina Junqueira e as unidades da região de Araçatuba estão livres da praga.

"Ainda não estamos conseguindo segurar esse bicho. Não estamos segurando a propagação da praga, temos apenas conseguido conviver com ela. Mas o pior é que não estamos convivendo muito bem, o bicho está tendo vantagem."

Diante do problema, a Raízen adotou a política de eliminar radicalmente todas as áreas com infestação da praga, dentre outras estratégias. Inclusive com aplicação de produto químico incorporado ao solo.