Instituto agronômico vai lançar novo censo para aprimorar planejamento no setor de cana
18-09-2017

O Censo Varietal 2017, elaborado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), será lançado durante a Conferência da Datagro, nos dias 6-7 de novembro próximos. O Censo Varietal tem como objetivo retratar e analisar a utilização estratégica das variedades de cana no Brasil, principalmente na região Centro-Sul, e é utilizado por todo o setor visando o planejamento de plantio e a segurança biológica dos canaviais. O Coordenador do Programa de Cana IAC, Marcos Landell, afirma que a pesquisa é uma grande contribuição para o Setor Sucroenergético, pois os indicadores ajudam as empresas a minimizar riscos, e planejar o seu plantio em linha com o que o setor vem seguindo.

 Atualmente, no Brasil, a variedade RB86-7515 é predominante, com destaque na região Centro-Sul, onde representa mais de 25% da área cultivada. No entanto, “percebemos no censo desse ano que essa variedade está entrando em processo de substituição, pois a intenção de plantio é menor do que a área cultivada”, destaca Landell.

Existem muitas outras variedades entrando no mercado, e hoje o produtor passa a ter novas opções, o que significa que não precisa ficar refém de uma variedade que está apresentando problemas, ou que já não traz mais vantagens. “A CTC-4 é uma variedade que está crescendo muito, a IAC91-1099 também está aumentando, principalmente na região de maior déficit hídrico, e a RB96-6928, já está próxima do limite de crescimento, e deve se estabilizar”, informa o pesquisador. Outros dados relevantes serão anunciados durante a conferência.

 O Censo Varietal é uma importante referência para os programas de melhoramento genético, pois aponta em que direção caminha o Setor no futuro. “Nós utilizamos o Censo como base para estruturar nossas pesquisas e, também, para avaliar os desafios do setor”, finaliza Landell.