Jaboticabal é reconhecida como ‘Capital do Amendoim’no Estado de São Paulo
26-09-2017

O título foi anunciado durante o 7o Encontro dos Produtores de Amendoim, realizado pela Coplana

RenataMassafera/Neormarc Mídia

O 7o Encontro dos Produtores do Amendoim, promovido pela Coplana – Cooperativa Agroindustrial, (sábado - 16/9), em Jaboticabal, trouxe além de palestras técnicas e apresentação de resultados, uma importante conquista: Jaboticabal foi reconhecida como a Capital do Amendoim no Estado de São Paulo. O título foi anunciado pelo presidente da Cooperativa, José Antonio de Souza Rossato Junior.

A distinção ocorreu graças ao papel da Coplana e seus cooperados no desenvolvimento da cultura, o que resultou no projeto de lei do deputado Marco Vinholi, aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Projeto de Lei 703, de 2017). Agora, a pauta segue para Brasília, para o reconhecimento do município como Capital ‘Nacional’ do Amendoim, algo coerente com o trabalho já exercido no Estado de São Paulo, que responde por 90% da produção de todo o país.

“O Brasil é o 13o produtor de amendoim do mundo, o 5o em exportação, e 90% da produção nacional está em São Paulo. Deste volume, um quinto passa por Jaboticabal, sendo produzido ou beneficiado aqui. De cada quatro toneladas que o Brasil exporta, uma tonelada sai de Jaboticabal, portanto nada mais justo do que conceder à nossa Cidade das Rosas e Athenas Paulista o título de ‘Capital Nacional do Amendoim’. Isso revela a importância de cada um de vocês [produtores e parceiros] que integram esta cadeia produtiva”, salientou Rossato.

A superintendente da Coplana, Mirela Gradim, avalia a conquista. “Este título é mais que merecido para Jaboticabal e nos dá muito orgulho, já que o produtor que é nosso cooperado entrega toda a sua produção na Coplana. Entre outras coisas, a Cooperativa é responsável pelo beneficiamento da produção do cooperado, assim como a comercialização, atendendo clientes como Nestlé, Mondelez e a Comunidade Europeia, o mercado mais exigente do mundo”, afirma.
Mirela também traz perspectivas para os próximos meses: “Sabemos que para a próxima safra o mercado, em termos de preço, ficará estável, apenas podendo variar para cima ou para baixo em função do dólar. Também, através do Núcleo do Amendoim nosso cooperado pode fazer suas críticas, elogios e sugestões. Este tem sido um fórum importante para discussões e alinhamento de expectativas entre cooperados e a Cooperativa. Enfim, sabendo que o amendoim, aqui na nossa região, vem da rotação com cana-de-açúcar e que foi fomentado através da Coplana. E, portanto, uma honra saber que através deste título faremos parte da história em Jaboticabal.”
O presidente da Câmara Setorial do Amendoim, Luiz Antônio dos Santos Vizeu, cumprimentou os cooperados pelo título conquistado e destacou que o anúncio apenas ratificava a pujança da cidade e de seus produtores. Alberto Amorim, coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, declarou: “a Coplana é muito importante para a Câmara Setorial, que visa, acima de tudo, organizar a cadeia produtiva do amendoim”.
O prefeito de Jaboticabal, José Carlos Hori, afirmou que o Encontro foi um evento importante por reunir produtores da cidade e região, falar de novas tecnologias, mostrando, com isso, a união que existe entre Coplana e produtores. “Ficou claro o esforço que a Coplana, a Prefeitura, a Câmara e deputados estão fazendo para transformar Jaboticabal na Capital Nacional do Amendoim. Com este tipo de conquista, a partir do ano que vem poderemos avançar ainda mais neste setor e valorizar a nossa região”, apontou Hori.