Mais açúcar por tonelada
26-06-2014

Ferramenta para aumentar o retorno financeiro, o maturador já é visto como indispensável por usinas e produtores de cana; e não apenas no início, mas também no final e até no meio da safra


Clivonei Roberto
Altos índices de ATR (Açúcar Total Retornável). Esse é o grande objetivo do produtor de cana-de-açúcar que almeja obter bons resultados com seu canavial. Para atingir esse objetivo, cada vez mais os produtores têm utilizado o maturador, um produto que acelera o processo de maturação, aumentando a concentração e o armazenamento de açúcar na planta.
A principal época de aplicação é o início de safra, mas, o final de safra também tem se configurado como outro período bem propício para a aplicação do maturador, que ocorre em meses de início das chuvas, o que provoca queda acentuada do ATR, muitas vezes. Nesse caso, o maturador no final de safra é usado como ferramenta inversa ao momento de início da safra. Além disso, há regiões em que é bem comum chover no meio do ano, como Piracicaba, Vale do Paranapanema, e no Estado do Paraná. Por isso, nessas regiões é comum haver aplicação de maturadores nos canaviais no meio da safra e final de safra.
Para Ivandro Mateufel, agrônomo de Desenvolvimento de Mercado Cana da Bayer CropScience para a região de Goiás, Mato Grosso e Nordeste, trabalhos realizados mostram ganhos de 10 kg a 15 kg de açúcar por tonelada de cana. “Porém, vale lembrar que o maturador pode interferir (para mais ou para menos) na produtividade da cana.”
O USO DO MATURADOR TEM DE SE PAGAR - Segundo Victor Campanelli, administrador da Agropastoril Paschoal Campanelli, empresa fornecedora de cana na região de Bebedouro, SP, é importante para o negócio aplicar maturadores nos canaviais, principalmente para o início da colheita. A estratégia resulta em bons resultados em uns anos, mas nem tão positivos em outros, mas de maneira geral é importante aplicar o produto. “Para início de safra, o resultado é garantido, nunca tive ano que não tenha tido retorno econômico”, conta Campanelli, explicando que geralmente começa a colher em meados de abril. Por isso, faz a primeira aplicação no início de março. “Aí vou fazendo aplicações a cada quinze dias em áreas diferentes.”
Segundo ele, o maturador é uma ferramenta importante, que justifica o seu investimento. “O custo de uma aplicação sai por cerca de R$ 100 a R$ 110/hectare, mais ou menos.” A conta que tem que fazer é calcular o custo em kg de ATR. Com essa ferramenta, o produtor não vai ter ganho de produtividade mas em kg de ATR. “A diferença de kg de ATR por hectare permite saber se pagou o investimento financeiro.”
“O maturador é uma ferramenta que tem de se pagar. É como por um turbo no seu carro, tem que ganhar potência senão não justifica o investimento. É um plus que se oferece ao canavial”, diz Campanelli, que completa: “Ao utilizar o maturador, tem que ter de volta o valor do investimento senão não faz sentido. Ele é dispensável, só uso o maturador para ter benefício econômico, tem que trazer aumento do faturamento.”
Campanelli tem um canavial bastante saudável, com boa produção e aptidão para vegetar. “Estou sentindo cada vez mais dificuldade em maturação, mesmo em meio e fim de safra. Por isso, nesse ano quero fazer teste no meio de safra. Podem me chamar de louco, mas quero ver o resultado”, explica. Victor Campanelli já utilizou vários maturadores, porém o que mais aplica é o Moddus, da Syngenta.
FERRAMENTA CONSOLIDADA – Rodrigo de Carvalho Nogueira, coordenador agrícola da CanaCampo, também defende o uso de maturadores nas áreas dos cooperados da associação, que fornece cana para a Usina Coruripe, no Triângulo Mineiro. “Recorremos ao maturador porque sabemos da importância em procurar sempre matéria-prima de melhor qualidade para a indústria.”
Nogueira completa: “Falando agronomicamente, o produtor quer um teor de sacarose maior, porque vai ter um retorno financeiro maior. Isso significa que o uso de maturador na lavoura gera economia na indústria e aumenta a rentabilidade do produtor.”
Na opinião de Nogueira, assim como no início de safra, a aplicação de maturadores no final do ciclo também já está consolidada. Mas, no caso da aplicação nos últimos meses do ano o objetivo não é ganhar teor de sacarose, mas reduzir a perda da sacarose acumulada, ainda mais em safras longas como no ano passado. “Além disso, no meio de safra já temos muitos produtores colhendo bons resultados”, diz o técnico da CanaCampo,
QUANDO APLICAR – Para a aplicação do maturador, segundo o agrônomo da Bayer, deve-se considerar, primeiramente, o planejamento da época em que a cana será colhida. “Canas de início de safra geralmente estão em plena fase vegetativa e com baixos teores de açúcar e canas de fim de safra podem recomeçar o seu crescimento vegetativo e causar declínio no teor de açúcar, portanto o ideal é retirar amostras dessa cana e fazer uma análise tecnológica, onde serão determinados os teores de POL, ATR, BRIX, PUREZA, entre outros.
“Os índices de Pureza e AR (açúcares redutores) da cana são os mais utilizados para indicar a necessidade de utilização de maturadores.
Pureza entre 70 e 85% e AR entre 0,8 e 1,2 indicam uma cana ainda imatura, com necessidade de aplicação de maturadores”, detalha Ivan Jarussi, gerente de Marketing de Cana da Dupont.
O executivo da Dupont explica que, como são utilizados pré-colheita, os maturadores devem ser aplicados via aérea já que não é possível entrar com aplicação tratorizada devido ao desenvolvimento do canavial. Segundo ele, os maturadores podem ser utilizados durante toda a safra:
Início de Safra - este é o momento onde os maturadores são largamente utilizados. Pelo alto volume de chuvas e muita ensolação, o canavial tende a vegetar mais, apresentando baixa maturação;
Meio de Safra - nesta época buscamos explorar ao máximo o potencial de variedades altamente produtivas em caso de chuvas de inverno, que derrubam rapidamente a maturação do canavial;
Final de Safra - esta modalidade de aplicação encontra-se em expansão. Neste momento, por conta da entrada das chuvas, a maturação do canavial cai drasticamente. Com o uso de maturadores neste período, consegue-se manter a maturação do canavial elevada, mesmo com a entrada das chuvas.
Segundo Mateufel, há regiões que a cana vegeta o ano inteiro, havendo necessidade da maturação artificial para melhoria da qualidade da matéria-prima.