Manejo varietal é solução eficiente e de baixo custo contra as doenças que atingem a cana-de-aç
04-03-2016

Esta é a opinião de Roberto Chapola, pesquisador do Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar da UFSCAR RIDESA (da Universidade Federal de São Carlos, pertencente à Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético).

“No manejo varietal, além de se considerar o ambiente de produção e as épocas de plantio e colheita, entre outros fatores, um ponto fundamental é o conhecimento de quais doenças são importantes em determinada região. Tal conhecimento permite que o produtor utilize variedades resistentes a essas doenças, reduzindo o potencial de danos das mesmas e, consequentemente, melhore o rendimento dos seus canaviais.”
Segundo ele, a maioria dos produtores já sabe que as doenças em cana-de-açúcar são controladas, principalmente, por meio de variedades resistentes. “É uma medida que não aumenta os custos de produção e não causa impactos no ambiente.”

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.