Mau gerenciamento do uso dos pneus agrícolas pode impactar seriamente a produtividade no campo e a segurança da operação
09-02-2017

O pneu está entre os três maiores custos de um produtor rural, perdendo apenas para os salários e combustível

Cada vez maiores e mais imponentes, as máquinas agrícolas necessitam de cuidados regulares para poderem entregar toda a performance esperada pela usina ou fornecedor de cana. Dentro desse cenário, os pneus estão entre os itens que requerem atenção redobrada, pois são responsáveis pela sustentação do peso do equipamento, dirigibilidade e pela transmissão da energia do motor da máquina para o solo. Sua importância fica ainda mais evidenciada quando constatamos que o pneu está entre os três maiores custos de um produtor rural, perdendo apenas para os salários e combustível.

O primeiro passo é a correta escolha do pneu, que deverá ser feita dependendo das condições em que ele será utilizado. Após a aquisição, é essencial que haja uma manutenção constante desses materiais ao longo de toda a sua vida útil, que incluirá calibragens a cada 15 dias, sempre com os pneus frios e seguindo corretamente as orientações presentes no manual dos fabricantes, além da limpeza do canavial, retirando pedras e tocos do caminho.

Outro fator de extrema importância é a verificação da profundidade do sulco. Em pneus rodoviários, as medidas iniciais são de 18 mm, já nos agrícolas, a média é 45 mm. A medição é, portanto, essencial para descobrir quanto ainda resta de vida útil daquele material. Se um pneu agrícola, por exemplo, chegar a marca de 12 mm, já está na hora de retirá-lo do campo. Já no rodoviário, o ponto ideal para troca é 5 mm. Passando desses valores, começa a existir o risco de perder as carcaças, que inviabilizarão possíveis reformas.

E, devido a importância que tem para o setor sucroenergético, o tema será um dos destaques do 19° Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, produzido pelo Grupo IDEA, figurando como o maior seminário do mundo sobre mecanização canavieira.

Serviço:
19°do Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar
Data: 29 e 30 de março de 2017
Local: Centro de Eventos Taiwan - Ribeirão Preto/SP
Contato: 16 3211-4770
E-mail: eventos@ideaonline.com.br
Inscrições: http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/19-seminario-sobre-mecanizacao-e-producao-de-cana-de-acucar