Mecanização da colheita exige cuidados especiais no preparo do solovoltar

Publicado em : 13/09/2017
Mecanização da colheita exige cuidados especiais no preparo do solo

Uma medida importante é a retirada da palha da linha de cana por meio do uso do desenleirador

A colheita mecanizada de cana crua tornou mais exigente o preparo do solo. Além do manejo da palha – o que pode incluir a retirada dessa biomassa da linha de cana –, existe a necessidade de cuidados especiais para que os talhões não tenham desnivelamento e torrões que prejudiquem a performance da colhedora, alerta o engenheiro agrônomo Valter Sticanella, gerente agrícola da área de produtores integrados da Usina Jacarezinho (Grupo Maringá), de Jacarezinho, PR.

Antes da cana planta ocupar determinada área, o solo precisa ser muito bem preparado – ressalta –, pois as colhedoras vão trabalhar neste local por cinco ou seis safras. Depressões ao longo do talhão, além dos torrões, geram perdas durante o processo de colheita e criam condições para o aumento da quantidade de impurezas que são transportadas para a indústria – detalha.

O solo bem preparado, que é o sonho de técnicos e gestores da área agrícola, pode ser encontrado em alguns locais, como em áreas de plantio da Austrália. Foi no país dos cangurus que saltou aos olhos do gerente da Jacarezinho áreas de cana que se assemelham a um extenso canteiro de horta. “Tudo é nivelado e o solo praticamente pulverizado. Não é tão rústico, tão bruto, como em outros lugares”, comenta Valter Sticanella que esteve na Austrália, entre 13 e 21 de agosto, integrando uma comitiva da Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana da Média Sorocabana (Assocana), de Assis, SP.

Manejo da palha - Um novo olhar para o preparo do solo e os cuidados com a área de cana inclui obrigatoriamente o manejo adequado da palha. Em regiões com temperaturas mais baixas, como o Sul de São Paulo e o estado do Paraná, existe a necessidade de remoção dessa biomassa da linha de cana. Se isto não for feito, o colchão de palha dificulta a brotação das soqueiras e propicia o alojamento de pragas, principalmente da cigarrinha-da-raiz e do Sphenophorus, observa Valter Sticanella.

O “segredo” para a retirada da palha da linha da cana é o uso de um implemento conhecido como desenleirador, que cumpre a sua tarefa de maneira eficiente – avalia. A palha removida da linha junta-se ao volume da biomassa na entrelinha, de aproximadamente 13 toneladas por hectare nesta usina paranaense, que tem um índice de mecanização da colheita de 93%.

Na área de cana própria da Jacarezinho, que equivale a 40% do total, o desenleiramento é terceirizado. Na área dos fornecedores de cana, que são responsáveis por 60% da matéria-prima da usina, não ocorre a terceirização desse serviço – informa.

Apesar da simplicidade operacional, o desenleirador de palha para cana crua faz todo o trabalho com eficiência e qualidade. O modelo fabricado pela DMB, de Sertãozinho, SP, por exemplo, é composto por 6 rodas – com 28 dedos flexíveis cada uma – distribuídas em 3 conjuntos oscilantes, com regulagem de espaçamento e inclinação dos discos. Essa característica permite regular a largura da faixa do afastamento da palha.

O desenleirador possui ainda duas rodas de ferro estabilizadoras que liberam a ação do sistema hidráulico do trator para que seja mantida a altura de trabalho do implemento. Pode ser usado também para o afastamento da palha das linhas da cana antes da adubação de soqueira em superfície. Esta medida evita que parte do adubo aplicado fique sobre a palha.

De um jeito ou de outro, há sempre muito trabalho para preparar adequadamente as áreas de cana planta e cana soca. Depois que estiver tudo pronto, é preciso cuidar para que não haja pisoteio na linha de cana, fazendo o controle de tráfego – destaca Valter Sticanella. O objetivo é sempre buscar uma elevada produtividade, que tem ficado, na Jacarezinho, próxima de 90 toneladas por hectare.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •