MPB bomba no setorvoltar

Publicado em : 20/10/2017
MPB bomba no setor
Resultado da pesquisa com os participantes da 2ª Reunião Canaplan sobre uso de MPB

O plantio de muda de cana pré-brotada já é quase unanimidade nos canaviais e cresce a ideia de usá-la no plantio comercial

A grande maioria já planta MPB, principalmente para uso na linha de Meiosi

Durante a 2ª Reunião Canaplan, realizada na última terça-feira, 17, em Ribeirão Preto, os mais de 300 participantes, representando os principais grupos sucroenergéticos do país e empresas agrícolas, foram questionados sobre várias práticas que realizam no campo, entre elas estava sobre a adoção do plantio de muda pré-brotada (MPB), apenas 14% responderam que ainda não iniciaram esse processo.

A grande maioria já planta MPB, principalmente para uso na linha de Meiosi.(Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente). Leonardo Pereira, gerente de marketing da Syngenta (a empresa disponibiliza ao mercado o Plene PB), disse que cerca de 35% da cana plantada este ano veio de MPB.
Os ganhos com o uso do MPB são tão tantos (canavial sadio, menos quantidade de mudas, alto perfilhamento, menor tempo de implantação, sobra cana para enviar para indústria...) que aumenta no setor a proposta de utilizá-la como plantio comercial. A falta de uma plantadora com maior eficiência, foi apontada como o maior obstáculo para a adoção do plantio de muda pré-brotada em larga escala.
O produtor Paulo Roberto Artioli, diretor da Agrícola Tecnocana,localizada em Macatuba, SP, e que conta com área de cana com 12,5 mil hectares, disse que está nos planos da empresa adotar o plantio comercial com MPB. “Pensamos seriamente nessa opção e já estamos nos preparando para isso, vamos deixar de destinar toneladas e mais toneladas de cana no plantio.”
A CanaOnline trará os detalhes de como a Tecnocana se prepara para o plantio comercial com MPB. Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

 


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •