Na Austrália, o transporte de cana é eficiente
08-08-2014

Diário do Zé desembarca na Austrália

Clivonei Roberto

Depois de apresentar imagens e notícias do setor sucroenergético na Índia, no ano passado, agora o DIÁRIO DO ZÉ tem nova escala: a Austrália.
Quem vai mandar informes da produção canavieira australiana é o engenheiro agrônomo José Renato Donadon, que aproveita suas férias da AGCO/Santal para ampliar seus conhecimentos sobre a cultura.
Ainda mais em um país como a Austrália, que, muito embora tenha produção bastante inferior à brasileira, é um modelo em matéria de tecnologia na produção e processamento da cana-de-açúcar, além do próprio açúcar.Enquanto no Brasil utiliza-se quase que exclusivamente o transporte rodoviário de cana, na Austrália predomina o transporte ferroviário, como mostra a foto tirada por José Renato Donadon. O sistema de transporte australiano apresenta menores custos operacionais e maior eficiência, uma vez que os grandes investimentos demandados na construção da ferrovia e aquisição dos vagões já ocorreram no passado.
Segundo estudo do engenheiro agrônomo Samuel Ferreira Balieiro, em um programa de intercâmbio entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, em Piracicaba, e a Universidade de Queensland, na Austrália, e a Associação de produtores de cana-de-açúcar australiana (Canegrowers), no país da Oceania os vagões utilizados no transporte de cana têm capacidade entre 6 t e 10 t e possuem taxas de utilização de 1,5 viagens diárias, o que resulta em uma baixa utilização dos vagões (equipamentos), mas uma alta eficiência na utilização dos recursos humanos, uma vez que uma locomotiva pode transportar cerca de 1.200 t (120 vagões), sendo operado somente por duas pessoas.
Além disso, há o ganho energético, uma vez que as locomotivas quando comparadas aos caminhões consomem proporcionalmente bem menos combustível por tonelada de cana transportada.
Na Austrália, a maioria das terras destinadas à produção de cana-de-açúcar é plana, o que contribui para a eficiência do sistema de corte, carregamento e transporte da cana no país.
O Diário do Zé vem sendo publicado no face da CanaOnline - https://www.facebook.com/canaonline.com.br , lá você pode curtir e mandar mensagens para o Zé.