Na Pindorama, núcleo incubador de empresas é um dos vencedores do Prêmio ODM Brasil
07-04-2014

O Núcleo Incubador de Empresas de Pindorama (Niep) é uma das organizações sociais vencedoras da quinta edição do Prêmio ODM Brasil, que contempla as práticas que atuam no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), elaborado pelas Nações Unidas. O resultado foi divulgado na última quinta-feira, dia 3, após avaliação de um júri composto por 16 especialistas, reunidos na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

Além de figurar como uma das 30 empresas que cumprem com os ODM no país, o Niep foi a única entidade alagoana desde a semifinal, que tinha 65 concorrentes. Antes, o núcleo ainda passou por uma seletiva com 1.090 inscritos, levando aos avaliadores seu projeto sobre Impulsão e Fortalecimento dos Micro e Pequenos Negócios de Pindorama, em Coruripe.

Amparado pela Cooperativa Pindorama e pelo Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), o núcleo é motivo de orgulho por conta de suas práticas que garantem o desenvolvimento da região. “O Niep é o braço da Pindorama. Ele faz parte do nosso projeto que visa o incentivo ao empreendedorismo e valorização da sustentabilidade econômica. A premiação com certeza nos deixa mais motivados para seguir o nosso caminho e atingir nossas metas”, comemora o presidente da cooperativa, Klécio Santos.

A união e vontade de trabalhar coletivamente as ações do Niep também são pontos destacados pelo presidente. “A sinergia da equipe foi um ponto-chave para esse reconhecimento, pois foi assimilado o objetivo da cooperativa, que é garantir o equilíbrio social e econômico da nossa comunidade”, ressalta Klécio.

Para receber a premiação, representantes do Niep viajarão até Brasília, onde no dia 23 de maio as 30 vencedoras – sendo 23 organizações sociais e mais sete prefeituras – participarão da cerimônia de entrega dos troféus no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

O Núcleo

As atividades do Niep são baseadas no desenvolvimento de empreendimentos pré-incubados e incubados, buscando estabelecer o desenvolvimento da economia local. Ele tem como empresas graduadas a Associação dos Psicultores da Aldeia Palmeira Alta; Associação de Confecção Nova Esperança, loja Coopshop e a Estação Digital Renné Bertholet. Ainda dentro de suas ações, realiza atividades de consultorias, cursos, capacitações e o acompanhamento do desenvolvimento de iniciativas do Cetrup, como os programas Cooperjovem e Jovemcoop e o projeto O Amanhã de Pindorama.

Para impulsionar seus projetos, o núcleo ainda possui parceiros como o Sebrae-AL, OCB/SESCOOP - AL, Fundação Banco do Brasil e Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).