Na posse dos dirigentes da Abisolo apelos para uso sustentável de insumos pela agricultura
25-04-2014

O empresário Clorialdo Roberto Levrero acaba de ser reeleito e reempossado na presidência da ABISOLO – Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia em Nutrição Vegetal, com sede em São Paulo/SP.

Levrero, técnico agrícola e sócio da indústria de fertilizantes Ítale, assume pela segunda vez a presidência da ABISOLO, instituição composta por empresas fabricantes de fertilizantes orgânicos, organominerais, minerais, biofertilizantes, condicionadores de solo, substratos para plantas e matérias primas. A entidade conta hoje com mais de 70 empresas associadas de pequeno a grande porte, geradoras de cerca de 12 mil empregos diretos e distribuídas em 12 estados. Ele destacou, durante solenidade de posse, da qual compareceu a secretária Mônica Bergamaschi, da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que “uma das linhas de atuação da ABISOLO, é colaborar na elaboração de uma legislação factível com o desenvolvimento do País, gerando uma agricultura produtiva e sustentável”. Sua missão é representar o setor empresarial no qual atua, defendendo seus interesses, promover sua integração com órgãos governamentais e entidades representativas da indústria e da sociedade, e atuar na difusão de conhecimento, novas tecnologias e marcos regulatórios, contribuindo de maneira efetiva para a sustentabilidade na agricultura, concluiu Levrero.

Os demais membros da nova diretoria, gestão 2014/2015, composta por empresários e executivos do setor, são os seguintes: Vice-Presidente – Francisco Guilherme Romanini (Bio Soja); Diretor Administrativo Financeiro – Alexandre D’Angelo (Átria Agronegócios); Diretor de Relações Institucionais e Comunicação Social – Thomas Altman (Syngenta); Diretor Técnico de Meio Ambiente – Hilton Salomão (Stoller do Brasil); Diretor Técnico de Fertilizantes Foliares e Biofertilizantes – Marcelo L. M. Santos (Omex do brasil); Diretor Técnico de Fertilizantes Orgânicos, Condicionadores de Solo e Substratos Sólidos – Gean Carlos Silva Matias (Agrolatino); Diretor Técnico de Fertilizantes Organominerais e Minerais de Solo – Gustavo Branco (Agrária); Conselho Consultivo e Fiscal – Antônio Ricardo Figueiredo (Agrocete), José Roberto Pereira de Castro (Multitécnica) e Gilberto Pozzan (Agrichem do Brasil). A equipe executiva da ABISOLO é composta por José Alberto Nunes da Silva (Secretaria Executiva), Felipe Gonçalves (Comunicação e Marketing) e Keity Souza (Administrativo-financeiro).

Sustentabilidade

Durante a solenidade de posse, realizada na última semana em São Paulo, o tema sustentabilidade prevaleceu. A secretária Mônica Bergamaschi recomendou o uso dos fertilizantes orgânicos, orgânicos minerais, dos biofertilizantes e condicionadores do solo fundamentalmente como forma complementar e sustentável para o aumento da produtividade agrícola no País e cumprimentou a ABISOLO pelo seu destacado papel técnico-científico e pela atuação político-setorial de difusão desses insumos e sensibilização do poder público para que reconheça sua importância agronômica e promova os marcos regulatórios reclamados pela tecnologia agrícola.

No mesmo sentido, o engenheiro agrônomo Antônio Roque Duchen, professor e ex-vice-Reitor da ESALQ-Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, passou mensagem a toda comunidade agrícola para que se empenhe na difusão do uso de insumos sustentáveis, ao proferir palestra na solenidade sobre aspectos técnico e ambientais da nutrição vegetal e bioenergia. A sustentabilidade também foi tema desenvolvido pelo consultor Luiz Antônio Pinazza, Presidente da CTIA (Câmara Temática de Insumos Agropecuários do MAPA) e representante da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio durante sua saudação aos participantes do evento.