Não tem área para realizar Meiosi com MPB? Faça Cantosevoltar

Publicado em : 07/07/2017
Não tem área para realizar Meiosi com MPB? Faça Cantose

Produtor de cana de Descalvado irá plantar pela primeira vez muda pré-brotada
João Benedicto Prescinotti produz cana em uma área de 180 hectares no município de Descalvado, no interior de São Paulo, fornece para as usinas Ipiranga e Santa Rita. Sua área é composta por solos B e C, nos solos melhores, Prescinotti planta as variedades de cana CTC 2 e a RB 966928, nos solos C planta variedades mais rusticas, como a RB867515. Sua média de produtividade é de 85 toneladas por hectare e a longevidade é de cinco cortes.

Mas o produtor quer aumentar a produtividade e longevidade do canavial, e uma das soluções que tem chamado sua atenção é o uso de muda pré-brotada (MPB). “Tenho acompanhado as notícias sobre o sucesso desse sistema e participado de dias de campo sobre o uso da prática de Meiosi e MPB. Pleo que tenho visto, os resultados são muito bons, gera canaviais com muito mais sanidade e ainda reduz custo no plantio”, diz.

O sistema de Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente) consiste em intercalar lavouras de interesse econômico e agronômico (amendoim e soja, principalmente) com o canavial para reduzir custos de implantação, melhorar o sistema de logística e o local de cultivo (condições químicas, físicas, biota e microbiota do solo). No sistema de Meiosi com MPB, o plantio da linha de cana é com as mudas pré-brotadas e não com toletes de cana. Com isso, a cana-muda que será desdobrada terá muito mais sanidade e gerará muito mais muda.

Prescinotti queria adotar o sistema de Meiosi com MPB, mas não tem área suficiente para implementar o sistema. Mesmo assim, não desistiu. “Se não dá para ser Meiosi, vai Cantose com MPB”, declara. O sistema consiste no plantio da muda no canto do talhão.

O produtor esteve no 13º Agronegócios Copercana, realizado entre os dias 27 e 30 de junho em Sertãozinho, SP, e em visita ao estande da BASF adquiriu a muda pré-brotada da empresa, a AgMusa. Solicitou mudas da variedade RB 966928. O plantio acontecerá nos próximos dias. “Será a primeira vez que plantarei MPB. Se o resultado for bom mesmo, só vou usar muda pré-brotada.”

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •