Nematóides, praga que pode reduzir até 50% a produtividade do canavial, tem novas opções de controlevoltar

Publicado em : 20/04/2017
Nematóides, praga que pode reduzir até 50% a produtividade do canavial, tem novas opções de controle

As pragas estão entre as razões da menor produtividade dos canaviais. Muitas delas são aparentes, deixando claro a sua presença, o que facilita a rápida tomada de decisão para seu controle. Já outras, como é o caso dos nematoides, são invisíveis, mas causam perdas que vão de 10% a 50% da produção, depende do grau de infestação.

O controle eficiente dos Nematóides é uma das preocupações da FMC, tanto que a empresa tem um histórico de 40 anos no desenvolvimento de produtos contra a praga, sendo a pioneira. E neste mês de abril, a FMC deu mais um passo para reforçar essa sua atuação, realizou o Tour Comando Nematóides para apresentar duas novas soluções o seu nematicida químico Marshal Star e o bionematicida Nemix.

O Tour Comando Nematóides teve duração de duas semanas, visitou canaviais na Agroterenas, Usina Santa Fé, Grupo Nova Aralco, no interior de São Paulo e em Ivinhema, em Mato Grosso do Sul, reunindo 350 profissionais do setor.

Um dos focos da FMC durante o Tour Comando Nematóides foi o de apresentar os excelentes resultados que vem obtendo com seu nematicida químico Marshal Star. Com ele, é possível obter ganhos de até 17 toneladas por hectare, sem contar com o benefício do aumento da longevidade do canavial, que poderá chegar a um ou dois cortes a mais em função de um stand mais bem estabelecido.

O gerente regional de marketing da FMC, Vinícius Batista, explicou que o Marshal Star, além de controlar efetivamente as principais espécies de nematóides, como a Meloidogyne e a Pratylenchus Zeae, possui efeito agregado em outras pragas, transformando-o também em um ótimo inseticida. Mas não para por aí. Devido ao efeito fitotônico, que causa uma maior sinergia entre a planta e o produto, a cana-de-açúcar cresce e se desenvolve mais rapidamente, sombreando a área com maior velocidade. “No final, até mesmo a incidência de plantas daninhas será atenuada.”

Batista contou, ainda, que o Marshal Star é o nematicida mais concentrado do mercado, com 700g de ativo por litros, o que garante maior eficiência no controle. “Esse é um produto com alta sistemicidade e efeito rápido, proporcionando resultados excelentes de incremento em produtividade, características que permitem a criação de novo conceito: tratamento de sulco de plantio com foco em ganhos de TCH.”

Os participantes puderam conferir na prática os resultados do uso dos produtos, por exemplo, na Usina Nova Aralco, comprovaram os benefícios do Marshal Star aplicado na modalidade corte de soqueira. O coordenador de formação e colheita do Grupo Nova Aralco, Tiago Dossi, contou que, há alguns anos, o Grupo optou por adotar nematicidas em corte de soqueira com o intuito de controlar os nematóides, já que a região em que se encontra a Usina é propensa ao ataque desta praga. "Anualmente, fazemos cerca de 10 mil hectares nesta modalidade, porém, este número deve aumentar já nos próximos anos."

Até 2016, o nematicida utilizado era o Furadan, também da FMC. Entretanto, a partir deste ano, o Grupo Nova Aralco passará a utilizar o Marshal Star, pois na área tratada, o canavial está melhor formado, saudável e possui colmos maiores. Já na testemunha, a cana está mais fina devido ao ataque de nematoides.

Também na área da Nova Aralco, o engenheiro agrônomo de desenvolvimento de mercado da FMC, Leonardo Brusantin, mostrou os benefícios decorrentes da utilização de nematicidas, não apenas no sulco de plantio, mas também no corte de soqueira. "Com o uso do Nemix, por exemplo, vemos um canavial mais desenvolvido e com uma maior quantidade de perfilhos."

O nematologista Jaime Maia participou do Tour Comando Nematóides, falou sobre a importância do controle desta praga, que pode dizimar a produtividade em até 50%. E destacou a ação do Nemix, mostrou as raízes de uma cana tratada com o nematicida biológico da FMC, em uma área possui histórico de alta infestação. De acordo com o pesquisador, o produto cria um biofilme biológico no sistema radicular, otimiza a absorção de água e nutrientes, promove aumento de produtividade, além de possuir alta concentração e excelente tempo de prateleira.
Ainda este ano, a FMC terá mais novidades no controle de nematoides, lançara o Quartzo, considerado uma evolução do Nemix e o primeiro bionematicida registrado para o controle de nematóides em cana-de-açúcar.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •