No Desafio MultiplicAção, quem escolhe o vencedor são as próprias usinas
31-05-2017

Canaviais mais produtivos
Canaviais mais produtivos

No total 22 usinas participaram, a grande campeã foi a Usina Cerradão, de Frutal, Minas Gerais

No final de abril, o setor canavieiro conheceu os grandes vencedores do Desafio MultiplicAção, promovido pela Syngenta com o objetivo de provar a eficácia dos maturadores em períodos incomuns. No total 22 usinas participaram do Desafio MultiplicAçãoe, diferente de outras premiações, os campeões foram escolhidos pelos próprios participantes.

Leonardo Pereira, gerente de marketing da Syngenta, explicou que, para que houvesse maior imparcialidade possível na escolha das primeiras colocações, criou-se a seguinte regra: Todas as usinas que participaram do Desafio deveriam apresentar seus resultados diante dos outros participantes, num evento voltado exclusivamente para isso. Quem apresentasse, teria o direito de votar nas apresentações dos colegas. No final, a usina que alcançasse a maior pontuação seria consagrada a grande campeã.

“A Canaplan avaliou todas as áreas, apurou os resultados e entregou análises financeiras e econômicas para cada participante. Entretanto, quem consagrou as maiores multiplicações de rentabilidade foram as próprias usinas”, afirma ele.

Das 22 participantes, apenas oito puderam participar do evento de apresentação dos resultados. Destas, quatro foram nomeadas como vencedoras: Usina Cerradão, Santa Fé, Santa Terezinha e Araporã Bioenergia.

A grande campeã foi a Usina Cerradão, como prêmio, a equipeenvolvida no Desafio será levada, ainda este ano, em uma viagem técnica para a América Central, onde passará uma semana conhecendo cana de alta tecnologia com excelentes níveis de ATR e produtividade. Já as unidades que alcançaram a segunda, terceira e quarta colocação receberam tablets para utilização no campo.

Ao final do evento, a Syngenta lançou a segunda edição do Desafio MultiplicAção, que visa provocar ainda mais o mercado, provando que é possível ganhar dinheiro o ano todo com o uso de maturadores. Logo aos se inscreverem, para obtenção do melhor uso dos maturadores, os participantes receberãoum kit composto por um anemômetro de mão, aparelho que mede ou registra a velocidade dos ventos e, às vezes, também a sua direção; e um refratômetro, utilizado para leitura de graus Brix de colmos de cana-de-açúcar.

Neste segundo ano do Desafio, a Syngenta espera triplicar o número de participantes em relação a edição de 2016. A premiação também será mais audaciosa. As duas primeiras colocadas serão levadas para a Austrália a fim de conhecer canaviais de altíssima tecnologia. “O país pode ser pequeno em tamanho, mas é um gigante em nível de tecnologia e produtividade”, afirma Leonardo Pereira.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola na edição 42 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.