Nova pesquisa do IDEA e do GEI - Cana sobre a safra 2014/15
14-10-2014

O benchmarking de informações é fundamental para o desenvolvimento do negócio, por isso, o Grupo IDEA coordena o GEI-Cana, Grupo de Estudos de Indicadores Canavieiros, formado exclusivamente por 66 representantes de usinas produtoras de cana, açúcar, etanol e energia elétrica, que trocam informações frequentemente sobre desempenho de safra, rendimentos, produtividade, custos, artigos técnicos, entre outros.
Uma nova pesquisa sobre o andamento da safra 2014/15, realizada pelo IDEA e o GEI-Cana, constatou que,em decorrência da maior estiagem ocorrida nos últimos 100 anos, a produtividade de cana-de-açúcar deverá se reduzir drasticamente em praticamente todas as regiões produtoras do Centro-Sul do Brasil. A exceção é Goiás com produção pouco superior à safra passada.
A pesquisa aponta produção de 530,13 milhões de toneladas de cana na região Centro-Sul, menor que a safra 2013/14, que foi de 596,9 milhões. Com isso, haverá redução na oferta de açúcar e etanol em até 3,5 milhões de toneladas e mais de 2,5 bilhões de litros, respectivamente.
Segundo Dib Nunes, presidente do Grupo IDEA, observou-se uma diminuição gradativa das previsões de moagem para a safra 2014/15 na medida que a seca avançava. Os números variaram de região para região, além de outros fatores que também contribuíram para o baixo desempenho da cultura como: tipo de solo, variedades com problemas de doenças, aumento de ataque de prágas de solo e antecipação da idade de corte do canavial, além das altas quebras nas produtividades da cana de fornecedores que entregaram a cana mais tarde na safra passada.
Em virtudedisso,a maioria das unidades anteciparão o término da safra em pelo menos 30 dias. Estas usinas estão moendo cana com idade abaixo dos 12 meses, o que poderá influenciar negativamente nos teores de sacarose, que apesar do “stress”, o ATR deste ano não é elevado. A cana moída com menos de 12 meses,mesmo com a utilização de maturadores, poderá ter peso e a qualidade da matéria-prima inferiores ao previsto.
Os valores apurados na pesquisa do IDEA e GEI-Cana, nesta terceira previsão, podem variar até 2% para mais ou para menos o que representa a capacidade de moagem de aproximadamente 3 dias de safra na região Centro-Sul. Esta previsão contempla a safra até o seu final e considera a cana de fornecedores.