O amendoim premium do Brasil
28-08-2015

Coplana investe na produção de amendoim altamente selecionado, cooperando para que o Brasil figure como um produtor de qualidade

O amendoim é um daqueles exemplos de que “santo de casa não faz milagre”. Originário da América do Sul – há quem defenda a tese de que tenha surgido no Brasil, ali na região de Mato Grosso – essa leguminosa faz muito mais sucesso em outros cantos do mundo.

Martha Helena Gama de Macêdo, Analista de Mercado na CONAB - Companhia Nacional do Abastecimento -, observa que o amendoim está tão integrado às tradições culinárias da Ásia e da África que é difícil acreditar que tenha surgido longe desses dois continentes, na América do Sul.

Se, hoje, para o brasileiro, o amendoim está associado a petisco e confeito para festas, na cultura pré-inca sua importância era tamanha que osmortos costumavam ser enterrados com grãos de amendoim, para garantir o sustento na vida futura. Marta explica que, por ser chamado em inglês de groundnut (noz subterrânea) é frequentemente confundido com as nozes,embora na verdade seja uma leguminosa parentada do feijão e da ervilha.


Ainda no século XVI, espanhóis e portugueses introduziram o amendoim na Ásia. Os portugueses levaram o amendoim do Brasil para a África nos porões dos navios negreiros.Da África, as variedades brasileiras foram levadas para a América do Norte, hoje um dos maiores produtores mundiais de amendoim. Além de muito apreciado como aperitivo (tostado e salgado, servido com ou sem pele), o amendoim é a estrela de uma dasreceitas mais populares dos Estados Unidos: a manteiga de amendoim, que na verdade consiste numa pasta feita com seus grãos prensados econsumida diariamente em sanduíches em substituição às manteigas ou margarinas convencionais.

Veja matéria completa na editoria Especial Amendoim na nova edição da CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br