O guarda-chuva Muda Canavoltar

Publicado em : 08/05/2017
O guarda-chuva Muda Cana

O Muda Cana é um grande guarda-chuva que abriga vários projetos, visando a prosperidade dos produtores e o fortalecimento das associações

Luciana Paiva e Leonardo Ruiz

A Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil, ORPLANA, deu a largada de seu mais audacioso projeto o “Muda Cana”. Celso Albano de Carvalho, gestor profissional da entidade, explica que o Muda Cana é um programa de capacitação contínua para produtores de cana-de-Açúcar, que visa: Mudança de atitude; União e associativismo; Desenvolvimento do negócio e Aprendizado contínuo.

O propósito do programa é oferecer suporte ao produtor de cana para lidar com seus principais desafios: Gestão eficaz e integrada e ter um negócio lucrativo, competitivo e sustentável. Com a finalidade de assegurar a competitividade do produtor e garantir a visão de agricultura do futuro: Sustentável, Eficaz e Moderna.

De acordo com Celso Albano, o Muda Cana, analogicamente falando, é uma faculdade para o produtor de cana, oferecerá disciplinas sobre técnicas de práticas agrícolas, de riscos na parte comercial, o que é a precificação e a metodologia do CONSECANA, como comprar bem, gerir suprimentos, melhorar os indicadores de produtividade, conhecer a legislação trabalhista, ambiental e tributária. Algumas das disciplinas serão escolhias pelo produtor, outras são obrigatórias.

Para a aplicação do Muda Cana, a ORPLANA conta com a participação da ONG holandesa Solidaridad, que já desenvolve, em parceria com a Socicana, o programa Top Cana, a metodologia desse programa será utilizada pelo Muda Cana para capacitar os produtores. E a capacitação ficará a cargo, principalmente, da Markestrat Assessoria Empresarial, que já realizou mais de 600 oficinas de capacitação de produtores. E será capitaneada pelos professores Marcos Fava e Frederico Lopes. As informações chegarão até os produtores por meio digital, palestras e oficinas.

A capacitação envolverá cinco associações por ano ao longo de seis anos. Celso Albano explica que a ORPLANA foi dividida em cinco regionais, analisando aspectos sócio, culturais e econômicos para separar essas regionais. Anualmente teremos um modulo do Muda Cana em cada regional. Temos 33 associações, serão 100 produtores por associação x cinco módulos x seis anos. Dá 3300 produtores, que serão agentes de transformação, replicando esse modelo para os demais associados.”

Veja matéria completa na edição 41, editoria Capa da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •