O Maior Programa de Combustível Renovável do Mundovoltar

Publicado em : 14/01/2015
O Maior Programa de Combustível Renovável do Mundo

No início do Século XX, a cana-de-açúcar passou a ser também conhecida no Brasil como matéria-prima para outro produto além do açúcar: o álcoolcombustível. Em 1931, o decreto-lei 19-717 estabelecia a obrigatoriedade da compra de etanol pelos importadores de gasolina. O objetivo era adicionar 5% de álcool anidro produzido no Brasil ao combustível fóssil. Embora modesto, foi o embrião da política brasileira de combustíveis renováveis.
Na década de 1970, a crise mundial do petróleo abalava a economia mundial, ameaçando principalmente a economia de países dependentes da importação de petróleo e de gasolina. Aquela conjuntura internacional instável foi o estímulo para que a iniciativa tímida de 1931 se transformasse no maior programa de combustível renovável do mundo: o ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool). Criado em 1975, o programa trazia um novo horizonte para a matriz energética brasileira.
Na primeira fase, o objetivo foi utilizar o etanol anidro como aditivo à gasolina na proporção de 13%, em substituição ao chumbo tetraetila, que era importado e altamente poluente.
No final da década, em setembro de 1979, com a segunda crise do petróleo, o Governo Federal e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) assinaram um protocolo pelo qual os fabricantes deveriam desenvolver novas tecnologias para a produção em série de veículos a etanol. No mesmo ano, foi lançado o primeiro carro movido 100% a etanol, o Fiat 147. O Proálcool ganhava raízes mais sólidas.
O Brasil, com a contribuição efetiva da Petrobras, implantou nos postos de combustíveis uma estrutura inédita no mundo de abastecimento de veículos com etanol hidratado. Este biocombustível passou a ser importante componente da matriz energética brasileira e alçou o país a um dos grandes consumidores de energia limpa e renovável do mundo.
Neste ano, o ProÁlcool completa 40 anos, e a CanaOnline prepara um projeto especial para registrar esse fato histórico sobre o maior programa de combustível renovável do mundo. Não perca! – www.canaonline.com.br


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •