O período de plantio de MPB que gera maior taxa de multiplicação
28-07-2017

Na fazenda Belo Horizonte, de Ismael Perina, em Jaboticabal, SP, MPB plantada em 13 de julho e desdobrada no final de março, teve taxa de multiplicação 1x30
Na fazenda Belo Horizonte, de Ismael Perina, em Jaboticabal, SP, MPB plantada em 13 de julho e desdobrada no final de março, teve taxa de multiplicação 1x30

O plantio que gerará mais mudas é o que ocorre de abril a setembro, com taxa de multiplicação de 1:16

O plantio de muda pré-brotada (MPB) pode ser feito o ano todo, em qualquer época, mas dependendo do período que for realizado, haverá diferenças na relação de formação de perfilhos, gemas e na taxa de multiplicação. Nilton Degaspari, gerente de desenvolvimento de mercado da BASF, empresa que oferece ao mercado o sistema AgMusa™ de muda de cana sadia, explica que dividem o ano em quatro trimestres. O primeiro trimestre, que vai de janeiro a março, o plantio de 1 hectare com MPB vai gerar cana-muda para cobrir 8 hectares, é a conhecida relação 1:8. Já o plantio no segundo e terceiro trimestre, 1 hectare de MPB resultará em cana-muda para desdobrar em 16 hectares. E o plantio no quarto trimestre a relação é de 1:10. Ou seja, a plantio que gerará mais mudas é o que ocorre de abril a setembro, com taxa de multiplicação de 1:16.

O produtor Ismael Perina Júnior, pioneiro no uso do sistema Meiosi com MPB, concorda sobre esse maior potencial da MPB plantada no período de abril a setembro. Mas como vem desenvolvendo a prática há quatro anos e sempre melhorando seu desempenho, percebeu que no sistema de Meiosi o ápice da maior geração de perfilhos acontece com o plantio entre julho e agosto.

“Em 13 de julho de 2016, em uma área de Meiosi, intercalamos 1 linha de cana plantada com MPB AgMusa™ com a variedade CTC 9005 HP, com espaçamento entre as mudas de 60 cm e deixamos 10 sulcos de cada lado, onde plantamos o amendoim em novembro. A expetativa era ter uma taxa de multiplicação de 1:20. O amendoim foi colhido em março, e logo após realizamos a desdobra da linha de cana com plantio manual, foram utilizadas em torno de 4,5 toneladas de cana-muda por hectare, bem diferente das 20 toneladas, que é a média do setor. Isso gera economia em torno de 2 mil a 2,5 mil reais por hectare. Só na operação de plantio, pois ainda sobrou cana, que irá para a usina, porque a linha de cana gerou muda para cobrir de 30 a 32 linhas, é que cada touceira tem entre 22 a 25 colmos viáveis, o que resulta em mais de 2 milhões de gemas por hectare, e na multiplicação é isso que é importante: a gema”, afirma Ismael.

De acordo com Ismael, na área que será renovada pelo sistema de Meiosi é possível realizar o plantio de 1 ou duas linhas de MPB mesmo se o canavial ainda não tenha sido colhido. Basta abrir uma rua no canavial, erradicando a soqueira nessa faixa, preparar o solo e plantar as MPBs, deixando espaço lateral entre a linha com MPB e o canavial, para que a muda se desenvolva. Depois, na época certa, colhe o canavial e realiza-se o manejo adequado para o plantio da a cultura intercalar.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola da edição 44 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.