O produtor de cana não quer apenas sobreviver, mas prosperar
27-03-2017

Celso Albano: parcerias para mudar o cenário canavieiro para melhor.
Celso Albano: parcerias para mudar o cenário canavieiro para melhor.

Nesta semana acontecem dois eventos que representam a disposição dos produtores de cana para melhorar a gestão e produzir mais e melhor

Esta última semana de março será especial para os produtores de cana, principalmente aos associados as entidades filiadas à Organização dos Plantadores de Cana do Brasil (ORPLANA), é que acontecerão dois eventos que mostram na prática que os produtores não querem apenas sobreviver na atividade canavieira, mas prosperar.

No dia 29, a Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana) realiza a reunião para a apresentação dos resultados do primeiro ano do programa TOP CANA, que tem o objetivo de promover a melhoria das práticas agrícolas e a sustentabilidade da produção. O programa é realizado pela Socicana e pela Ong Solidaridad e conta com o apoio da Raízen, São Martinho e Usina Santa Adélia.
Durante a reunião serão apresentados os benefícios alcançados por meio do Top Cana na gestão da propriedade, com reflexo nas áreas: operacional, técnica, socioambiental e de negócios. Na ocasião, também serão apresentados os produtores certificados pelas certificadoras internacionais Bonsucro e RSB.
LANÇAMENTO DO PROJETO MUDA CANA
E no dia 30, as atrações voltam-se para a Associação dos Fornecedores de Cana da Região Oeste Paulista (AFCOP), em Valparaíso, SP, para o lançamento do l Programa Muda Cana; que promoverá a melhoria das práticas agrícolas e a sustentabilidade do produtor de cana.
Celso Albano, gestor-executivo da ORPLANA, explica queo Muda Cana é um projeto voltado, principalmente, para a capacitação de produtores de cana, não só na parte agrícola, mas também na gestão. E tem três diretrizes: sustentabilidade e produtividade, gestão de riscos e gestão eficaz. O Programa foi criado pela ORPLANA e será desenvolvido em parceria com a ONG holandesa Solidaridad, que já trabalha a busca da sustentabilidade em 10 cadeias do agro, em mais de 16 países.
A ORPLANA conta com 33 associadas, divididas em cinco estados, representando um universo de mais de 16 mil produtores de cana. Para melhor adequação e aperfeiçoamento do Muda Cana, o passo inicial é a realização de um projeto-piloto e, a partir dele, criar um modelo para ser aplicado em todas as filiadas da entidade, mas que será adaptado as características de cada filiada.
Após avaliações das associadas, levando em consideração critérios como a existência de um gestor, a AFCOP foi a escolhida para o desenvolvimento desse projeto-piloto que será lançado no dia 30 de março. Celso Albano salienta que a ORPLANA, cada vez, mais estreita os laços com suas associadas e seus parceiros para mudar o cenário canavieiro para melhor.
Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.