O Programa de Cana-de-açúcar da Universidade Federal do Paraná completa 25 anos
01-11-2016

No final de 2015, três variedades desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento da Cana-de-açúcar, ligado ao Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foram lançadas: ‘RB036066', ‘RB036088' e ‘RB036091'.

O lançamento destes materiais faz parte de uma longa história de 25 anos, que o Programa de Cana-de-açúcar da UFPR completa em 2016 – um período marcado por inúmeras contribuições ao setor sucroenergético paranaense e brasileiro. Para celebrar essa trajetória, acontece uma solenidade no próximo dia 17 de novembro, às 18 horas, no setor de Ciências Agrárias da universidade, em Curitiba, PR.

Segundo Edelclaiton Daros, professor do departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo e ex-coordenador nacional da RIDESA, na ocasião será lançado o livro "25 anos de Pesquisa da Cana-de-Açúcar no estado do Paraná", contando a trajetória do trabalho realizado pela UFPR, que somente foi realizada graças ao apoio do setor de Ciências Agrárias, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão/difusão de tecnologia.

O evento deverá contar com a presença do reitor da Universidade Federal do Paraná, o professor doutor Zaki Akel Sobrinho, e o diretor do Setor de Ciências Agrárias da instituição, o professor doutor Amadeu Bona Filho.

TRÊS NOVAS VARIEDADES
As três variedades lançadas pela UFPR em 2015 têm atributos importantes para produtor de cana-de-açúcar e usinas. Como características principais de cada variedade, destaque para o elevado potencial produtivo e elevado teor de sacarose da RB036066, que é recomenda até para os ambientes D - considerados restritivos. Destaque ainda para a excelente colheitabilidade e longevidade da variedade RB036088, que deverá ser novo modelo de ideótipo para a colheita mecanizada. Para a variedade RB036091, são notórios o rápido crescimento e o fechamento da entrelinha de plantio, com elevado potencial produtivo e sanidade vegetal.

O Programa de Cana da UFPR faz parte da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA), uma rede formada por dez universidades federais e que realiza pesquisas com cana-de-açúcar.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.