O que falta para o produtor de cana prosperar?
08-05-2017

UMA POLÍTICA DE GOVERNO DENTRO DO AGRONEGÓCIO E INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA

“Primeiramente, o produtor precisa de uma política de governo dentro do agronegócio, particularizando para o setor sucroenergético, que envolva preços compatíveis com o negócio, pois, diferente de uma usina, que tem sua lucratividade em cima de açúcar, etanol e energia, o fornecedor ganha dinheiro com a cana-de-açúcar. Em segundo lugar, é necessário que se invista em tecnologia e otimização das operações.”

(foto) Luiz Carlos Dalben, produtor de cana da Agrícola Rio Claro, fornecedor da Usina Zilor e presidente da ASCANA

COM PREÇO BAIXO DA CANA, NÃO É POSSÍVEL INVESTIR EM TECNOLOGIA

“Hoje, o que está travando o setor são os preços. Atualmente, já está melhor do que há alguns anos, porém, não é o ponto ideal. A remuneração ainda está defasada, ou seja, não está sendo possível investir em tecnologia para aumento da produção.”
Ivan Aragão, produtor de cana da região de Arandu/SP e fornecedor da Usina Furlan

AUTOMAÇÃO E MELHORES PREÇOS

“Especialmente para os pequenos produtores está faltando automação, mas, para isso, é preciso que os preços melhorem. Há três anos estava muito difícil, então não houve investimento em máquinas ou em renovação da lavoura, fato que ainda reflete negativamente nos canaviais deste ano. Na minha opinião, se os preços não melhorarem logo, essas dificuldades não acabarão tão cedo.”
João Dorizzott, produtor de cana da região de Charqueada/SP e fornecedor da Usina Costa Pinta, do Grupo Raízen

Veja matéria completa na edição 41, editoria Holofote da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.