O que fazer na entressafra?
10-09-2014

Já há mais de 6.000.000 ha de florestas de eucaliptos plantadas em todo o Brasil


*Tercio Marques Dalla Vecchia


Todo economista, quando apresentado ao setor canavieiro, faz a seguinte pergunta: “É verdade que vocês ficam totalmente parados sem produzir nada durante toda a entressafra? E as pessoas? Ganham sem trabalhar?”. E continua: “Isso tem um tremendo custo de capital e custo de mão de obra totalmente desperdiçado”!

Eu concordo e gosto do que os americanos dizem: “Máquinas devem trabalhar 24 horas/dia. Deixe o descanso para os homens jogarem golfe”. Os agrônomos fazem um esforço danado para contrariar a natureza da cana. A cana quer crescer na chuva e sol e produzir reservas (açúcar) no frio e na seca. Novas variedades com curvas de maturação diferenciadas são desenvolvidas. Maturadores químicos de cana são aprimorados. Tudo com o objetivo de aumentar o período de safra e, assim, otimizar o uso do capital empenhado na usina.

Também as chuvas cismam em cair na entressafra (?! Rsrsrs) dificultando a saída da cana dos canaviais. Assim, a operação na entressafra é sempre desgastante e custosa. Será que há outras maneiras de utilizar o capital na entressafra?

Veja matéria na íntegra na edição 13 da CanaOnline na editoria Tecnologia. Visualize no site ou baixe ou baixe o aplicativo para tablet e smartphone – www.canaonline.com.br