“O setor precisa investir mais na agrícola para garantir a produção”, diz Tonielo
17-08-2016

De acordo com o empresário, o cenário está cada vez melhor, mas é preciso garantir e aumentar a produção de cana

Quando Antonio Eduardo Tonielo, o Toninho, fala, é bom ouvir suas palavras com atenção, pois retratam a sabedoria de um especialista no setor sucronergético e, considerado por muitos, como um dos empresários mais competentes da agroindústria canavieira.

Presidente do Grupo Virálcool, que conta com três unidades sucroenergéticas, e presidente da Copercana, Toninho desenvolve uma gestão sem complicações, mas focada no acompanhamento próximo, investimento em tecnologia, carinho com o campo.

Criar condições para que os cooperados da Copercana tenham acesso à tecnologia é uma das metas de Toninho, e tem dado resultado, tanto que o 12º Agronegócios Copercana, realizado entre os dias 21 e 24 de junho, em Sertãozinho, SP, movimentou R$ 250 milhões, valor 56, 25% maior que o registrado em 2015. O segredo: maior oferta de crédito e menos burocracia.

Nesta terça-feira (16), Toninho recebeu o título de Presidente de Honra da Agrocana, a parte agrícola da Fenasucro & Agrocana – Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética – sua 24ª edição acontece entre 23 e 26 de agosto em Sertãozinho.

Em seu pronunciamento, salientou que o cenário do setor começou a melhorar em 2015, melhorou ainda mais em 2016 e a expectativa é que se mantenha em viés de alta em 2017, em função dos menores estoques de açúcar no mercado internacional, decorrente de maior demanda e quebras de produção em vários países produtores de cana, inclusive o Brasil.

De acordo com Toninho, a produção canavieira nacional deixou de crescer por causa de fatores climáticos, mas principalmente pela falta de investimentos. “Para ter produção, produtividade, é preciso investir em tecnologia. E elas existem, estão no mercado. O que precisa é que usinas e produtores tenham acesso a essas ferramentas. O cenário do setor melhorou, mas o investimento na área agrícola ainda é muito pouco.”

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.