O show da multiplicação da variedade de cana CTC4: 1 linha para 29
21-03-2017

O sistema de muda pré-brotada (MPB) facilita a adoção de novas variedades mais produtivas
Usinas e produtores têm à disposição novas variedades de cana mais produtivas do que as tradicionais, porém, muitas vezes, com a desculpa de que implantar canavial leva tempo, essas variedades mais ricas estão sendo negligenciadas.
Com o uso do sistema de implantação de canavial por meio de mudas pré-brotadas, tempo não é mais problema para a adoção das variedades mais produtivas, pois ele acelera o processo. Em um prazo menor, as mudinhas com alta sanidade crescem, perfilham, geram gemas perfeitas e alcançam o estágio ideal para ser colhida e se transformar em cana-muda.
Quando o assunto é formação de viveiro por meio da dobradinha MPB e Meiosi (Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente) i, algumas dessas novas variedades apresentam desempenho melhor ainda, é o caso da CTC4, que na fazenda Belo Horizonte, em Jaboticabal, SP, 1 linha com CTC4 na desbobra gerou gemas para cobrir 29 linhas. Quando plantada o MPB em Meiosi, a cana produzida vai servir de muda para a área ocupada com rotação de cultura.
“Se for falar alguma coisa boa que aconteceu nos últimos anos em inovação e tecnologia, MPB no sistema de Meiosi é um exemplo bem-sucedido”, afirma o produtor Ismael Perina Júnior, proprietária da fazenda Belo Horizonte, que nos últimos quatro anos tem se dedicado a aperfeiçoar o método e propaga-lo pelo setor.
Para Ismael, o plantio de mudas de cana com MPB no sistema de Meiosi é uma alternativa para recuperar as boas práticas no cultivo da cana-de-açúcar, viável tanto para pequenos e médios, como para as grandes empresas.
Na Meiosi com MPB, o produtor tem grande rendimento. “Nesse modelo, começamos inicialmente a trabalhar com 50 cm de espaçamento e já estamos com 70 cm em algumas variedades entre uma muda e outra. E com o canavial futuro fechando de forma inacreditável, mesmo sendo uma muda plantada a cada 70 cm”, diz Ismael, que iniciou o sistema de Meiosi-MPB plantando 2 linhas de MPB para desdobra em 14, hoje já alcança 1 linha de MPB para desdobra de 29 linhas.
Ismael não tem dúvida que é uma operação que pode ser tranquilamente feita pelo pequeno e médio produtor. “Talvez a única coisa que o pequeno e médio produtor precisa é ter equipamento para marcar as linhas. Depois é tudo trator de 75 ou 110 hp, no máximo. Se for no sulcador ou na mão, ele está tocando a atividade com 75 hp. Aí já pensamos: desse jeito deve reduzir o custo mesmo.”
No sistema de Meiosi, o plantio da cultura intercalar também requer cuidados. A área tem que ser bem preparada, aplica herbicida específico para a cultura a ser implantada e depois vem a operação de plantio, que pode ser feita pelo próprio produtor ou passada para um terceiro – o que é comum na região de Jaboticabal.

Na Meiosi, existem algumas opções de cultura intercalar para serem adotadas. Ele cita o amendoim, a soja, o feijão e o adubo verde. Cada uma tem que ser bem estudada pelo produtor.
Com esse sistema, o produtor pode planejar a implantação da sua área de cana-de-açúcar: “posso planejar a variedade que quero, do jeito que quero, da forma que quero, no terreno que quero, no ambiente de produção que quero. Tudo com antecipação. Acabamos com aquele papo de pegar a cana mais fácil na hora de fazer o plantio”.
A cana plantada no sistema de Meiosi pode ser colhida manualmente ou no esquema que boa parte dos produtores utiliza: corta com a colhedora, joga no transbordo, transborda na plantadora. O grande diferencial do negócio é a redução de custo operacional.
Perina sintetiza os benefícios do plantio do MPB em sistema de Meiosi:
- Redução do consumo de muda, permitindo que mais cana seja enviada para a usina, o que aumenta a produção;
- Redução da operação de máquinas – eliminei o caminhão do transporte de mudas, o que gera economia de diesel;
- Simplificação das operações – pode-se utilizar, por exemplo, um trator pequeno para sulcar e outro equipamento para cobrir;
- O transbordo, utilizado na operação de colheita da muda, não precisa ficar circulando pela fazenda por km levando mudas;
- Sanidade das mudas com relação a pragas e doenças – “um ponto cujo benefício é de difícil mensuração quanto à redução de custos”;
- Permite o planejamento perfeito da área a ser plantada;
- Uniformidade do canavial formado;
- Ganho de produtividade;
- Benefício agronômico para o solo no caso de rotação de cultura;
- Renda com a comercialização da produção obtida no sistema de rotação;
- Possibilidade de preenchimento de falhas.
Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.