O sucesso da dobradinha Meiosi – AgMusa e amendoim
31-03-2015

Dia de campo apresenta resultado de sistema de plantio de cana que aumenta a competividade da cultura canavieira

Luciana Paiva e Clivonei Roberto

Existe coisa melhor do que quando surgem soluções para os problemas? “O melhor é quando a solução supera as expectativas”, diz Ismael Perina, produtor rural em Jaboticabal, SP, e presidente da Câmara Setorial Sucroenergética. Ismael refere-se ao sistema, que adotou em 2013, de meiosi com amendoim e mudas de cana AgMusa da BASF, que oferece mudas sadias de cana-de-açúcar a partir de viveiros básicos formados com variedades nobres e mais produtivas.
Em setembro de 2013, Ismael plantou duas ruas com mudas de cana pré-brotadas (MPB) e, em outubro, 10 ruas com amendoim que foi colhido em março de 2014. Os toletes de cana provenientes dessas duas ruas iriam ocupar a área onde estava o amendoim.
Havia dúvida se a cana produzida nestas duas ruas seria capaz de cobrir as 10 ruas. Por isso, por segurança, foi cultivado um talhão fora do Sistema Meiosi. Mas a cana-muda não só preencheu a área de plantio comercial, como sobrou e foi fornecida à usina. Uma linha de cana gerou mudas para 11 ruas. “Essa cana com apenas oito meses ofereceu muito mais material que a cana convencional de 14 meses. Isso contribui para voltarmos a investir na formação de viveiros que, por pressa, deixamos de fazer e passamos a plantar cana com praga, com doença e perdemos muito com isso. Agora podemos voltar a fazer a coisa certa e com muito mais qualidade.”
Confira matéria na íntegra na editoria Soluções Integradas na nova edição da CanaOnline no endereço: www.canaonline.com.br
Ou baixe grátis o aplicativo CanaOnline na AppStore ou no Google play e receba grátis as edições da revista no seu celular.