O vinho espumante marca presença em novas fronteiras
14-08-2017

Villaggio Grando realiza parceria com a Embrapa Uva e Vinho para desenvolver o espumante típico das regiões de altitude catarinense
Villaggio Grando realiza parceria com a Embrapa Uva e Vinho para desenvolver o espumante típico das regiões de altitude catarinense

Na esteira dessa notoriedade que ganhou os espumantes da Serra Gaúcha, novas regiões vitivinícolas do Brasil despontaram. Celito Guerra, pesquisador da Embrapa, relata que produzir espumante é a possibilidade de conquistar o mercado mais rápido e, com isso, garantir o negócio. Assim, o produtor dessas novas fronteiras, um fenômeno dos últimos 20 anos, tem em sua linha de produção pelos menos um rótulo de espumante.

É o que acontece com as vinícolas das regiões de altitude de Santa Catarina, onde a Embrapa realiza parcerias com produtores, para colocar o produto em um escopo tecnológico de qualidade e fazer com que avance mais rapidamente. Com a vinícola Villaggio Grando, localizada em Água Doce, SC, a 1350 metros de altitude, a pesquisa é para desenvolver o espumante com características específicas para a região dos vinhos de altitude catarinense. “É um terroir excelente para a produção de vinhos brancos tranquilos e de espumantes com tipicidade de champanhe, mais ácido, mais encorpado e mais longevo”, diz Celito.

Guilherme Grando, diretor comercial da Villagio, diz que hoje a vinícola conta com 43 hectares com uva, onde são realizadas pesquisas com mais de 100 variedades, sendo cerca de 35% destinadas aos espumantes. A Villagio processa entre 180 mil a 230 mil quilos de uva por safra, cerca de 63 mil quilos seguem para a produção de espumantes. E das 180 mil garrafas produzidas em média, 63 mil são de vinho espumante.

As pesquisas já apuraram quais as variedades mais promissoras para o espumante típico das regiões de altitude catarinense, são: Pinot Noir, Pinot Meunier, Chardonnay, Riesling, Merlot e a Trebiano está na fase de teste. Os trabalhos começaram em 2015 e a expectativa é lançar, em 2018, um espumante com protocolo especifico para aquela região.

Veja matéria completa na editoria Nisso O Brasil é Bom!, edição 44 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.