Óleo diesel da biomassa da cana já é viável economicamente?
01-08-2016

Embora dependente do preço do barril do petróleo, metas propostas durante a COP 21 deverão impulsionar sua adoção no país

Desde 2010, o óleo diesel produzido a partir da cana-de-açúcar vem sendo testado e utilizado no abastecimento de veículos destinados ao transporte público de passageiros nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Estima-se que, diariamente, cerca de 400 ônibus utilizam esse tipo de combustível misturado ao diesel convencional para trafegar nas ruas das duas cidades mais populosas do país.

Também conhecido como farneseno, o diesel da cana é um produto obtido por processo fermentativo de leveduras geneticamente modificadas, combinado a processo químico, e já tem sido apontado como um potencial novo uso para a biomassa da cana-de-açúcar, pois demanda pouca mudança na estrutura das usinas de etanol para sua produção.

Uma das principais vantagens desse novo diesel é o fato de ele poluir muito menos que o diesel de petróleo, pois não tem enxofre, um dos elementos mais nocivos à saúde humana. Em relação ao S.10, o diesel convencional mais limpo disponível no mercado brasileiro, o de cana tem 40% menos poluentes, principalmente as partículas que causam doenças respiratórias.

O chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, explica que, assim como para outros biocombustíveis, a viabilidade econômica do diesel da cana é muito dependente do preço do barril de petróleo que, no caso do farneseno, deve estar acima dos US$ 60,00 para ser produzido com viabilidade econômica. “O preço do petróleo ainda será um grande limitador para adoção de tecnologias verdes. Porém, as metas propostas durante a COP 21 deverão impulsionar a adoção desses combustíveis mais sustentáveis, uma vez que teremos que abrir mão de fontes não renováveis.”

Os novos negócios com a biomassa da cana-de-açúcar será o grande tema da 2ª edição do Seminário sobre Biomassa da Cana-de-Açúcar & Cia, que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, no dia 10 de agosto. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.ideaonline.com.br, em que também é possível obter mais informações sobre o evento.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.