Os benefícios socioambientais da biotecnologia agrícolavoltar

Publicado em : 28/08/2017
Os benefícios socioambientais da biotecnologia agrícola
Adoção de culturas geneticamente modificadas no Brasil contribuiu para a redução das entradas com pulverizadores nas lavouras

Embora ainda sejam mal vistos pela sociedade, os alimentos transgênicos não causam nenhum tipo de risco à saúde humana. Isto porque todos os produtos derivados da biotecnologia e destinados à alimentação humana e animal passam por rigorosas avaliações sobre sua biossegurança. Sua liberação só ocorre quando não há a constatação de problemas de saúde relacionados com a ingestão de alimentos derivados de plantas transgênicas nos estudos que antecederam sua liberação comercial.

Além disso, é importante ressaltar que os transgênicos também não causam prejuízo ao meio ambiente. Pelo contrário. Ao aliar diferentes tecnologias que permitam conservar o solo, economizar água, proteger habitats e a biodiversidade, o uso da biotecnologia na agricultura não apenas ajuda a garantir a sustentabilidade da produção de alimentos, como também melhora a qualidade de vida e a saúde dos agricultores.


Dados da Céleres Ambiental apontam que, de 1996 a 2014, a adoção de culturas geneticamente modificadas no Brasil contribuiu para a redução das entradas com pulverizadores nas lavouras, causando uma redução de 42,2 bilhões de litros de diesel, o equivalente ao abastecimento de 962,7 mil pessoas.

Com a redução do volume de óleo diesel utilizado no maquinário agrícola, ocorre menor emissão de CO2, gás que mais contribui para o aquecimento global. Assim, naquele mesmo período, a biotecnologia agrícola possibilitou a redução de 931,8 mil toneladas de CO2, o que equivale a preservação de 6,9 milhões de árvores de floresta ripária. Por fim, houve também uma redução no uso de defensivos nas lavouras biotecnológicas, com expressiva redução de 47,3 mil toneladas entre 1996 e 2014.

Veja matéria completa na editoria Capa na edição 45 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •