Os segredos da Coruripe, filial Iturama, para ser bicampeã em produtividade agrícola
03-04-2017

Jucelino Sousa, presidente da Usina Coruripe, e a equipe de profissionais da filial Iturama
Jucelino Sousa, presidente da Usina Coruripe, e a equipe de profissionais da filial Iturama

Ao todo, cerca de 190 unidades produtoras participaram do levantamento que respaldou a premiação

Anualmente, o Grupo IDEA, juntamente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), premia as usinas que se destacaram em produtividade agrícola ao longo do ano anterior. No dia 30 de março, durante o Seminário de Mecanização, a um dia de findar, oficialmente, a safra 2016/17, 11 usinas foram premiadas e receberam o título de “Usinas Campeãs de Produtividade Agrícola - Safra 2016/17”.

Ao todo, cerca de 190 unidades produtoras participaram do levantamento que respaldou a premiação, conduzida pelo diretor do Grupo IDEA, Dib Nunes, e pelo gerente comercial do CTC, Luiz Antônio Paes.

Paes frisou que as produtividades alcançadas pelas usinas participantes foram excelentes. “A média de produtividade foi de 96 TCH, sendo que a média do Centro-Sul gira em torno de 75 TCH. Já o ATR médio dos participantes foi de 12,7 toneladas, enquanto que o do CS é de 10,3. Esses números resultam em quase R$ 2.500 a mais por hectare.”

Para Dib Nunes, os números alcançados pelas participantes do prêmio demonstram o fato de que as usinas estão abertas à tecnologias, adotando práticas que visam a aumentar seus números de produção. “Dentre as usinas premiadas, mais de 60% utiliza novas variedades do CTC. Isso é uma honra, pois é gente que acredita em tecnologia para melhorar os resultados.”

Este ano, assim como em 2016, a grande campeã nacional em produtividade agrícola foi a Usina Coruripe, Filial Iturama, com sede em Minas Gerais, que conquistou um índice IDEA de 231. O TCH registrado foi de 104,1 ton/ha, o ATR de 133,5 kg/ton e a idade média do canavial foi de 3,7 cortes.

Jucelino Sousa, presidente da Usina Coruripe, afirmou que é uma honra receber um prêmio referência no setor canavieiro nacional, sendo um sonho poder recebê-lo pelo segundo ano consecutivo. “Agradeço a minha equipe que trabalhou incansavelmente para atingir este excelente resultado, além de Deus, que ajudou na questão climática.”Sousa destacou, por fim, que o prêmio é fruto de um longo trabalho de planejamento, iniciado há quatro anos.

Confira as usinas campeãs de produtividade agrícola da safra 2016/17
• Estado de São Paulo
o Região de Araçatuba: Raízen – Usina Gasa
o Região de São José do Rio Preto: Usina Nardini
o Região de Ribeirão Preto: Usina Guaíra e Usina Santo Antônio
o Região de Jaú: Usina Santa Fé
o Região de Piracicaba: Usina Santa Maria
o Região de Assis/Presidente Prudente: Nova América Agrícola
• Estado de Goiás: Cerradinho Bioenergia
• Estado do Paraná: Usina Dacalda
• Estado do Mato Grosso do Sul: Usina Angélica (Grupo Adecoagro)
• Estado de Minas Gerais: Usina Coruripe – Iturama
• Estado de Mato Grosso: Esta região não registrou vencedor devido ao fato de que nenhuma unidade atingiu a pontual mínima necessária de 210 pontos

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.