Palha: problema ou solução para o produtor de cana
22-07-2014

Sob coordenação de Dib Nunes, presidente do Grupo IDEA, o 13º Herbishow - Seminário sobre Controle de Plantas Daninhas na Cana-de-Açúcar, realizado nos dias 28 e 29 de maio em Ribeirão Preto, SP, promoveu o debate: Palha: problema ou solução para o produtor de cana. O debate contou com a participação de: Edson Baldan Jr, do grupo São Martinho, Herbert Del Petri, do grupo Noble, e José Cristóvão Momesso, do grupo Coruripe.Baldan afirmou que a palha no grupo permanece na lavoura, como cobertura natural para o controle de ervas daninhas. Segundo ele, com a palha, é possível ganhar rendimento operacional com qualidade no combate às plantas invasoras. "atualmente, possuímos quatro autopropelidos e três tratores para aplicação em uma área de 104 mil hectares". Em sua opinião, todas as usinas devem fazer o manejo integrado de plantas daninhas.

Momesso disse que não abre mão de herbicida em palha. "Atualmente, não estamos tendo muitos problemas sérios. Muito disso se deve ao cuidado na implantação do canavial". Segundo ele, a empresa prefere deixar a palha sobre a lavoura. "Não temos mão de obra pra catação. É preciso fazer da melhor maneira desde a fundação do canavial. Tem que dar tiro certeiro desde o início."
Embora no grupo se reconheça que mais pra frente se terá que tirar a palha, talvez para energia. E Momesso acredita que o setor ainda necessita trocar muita informação sobre esse assunto.
Del Petri contou que problema da Noble unidade Catanduva está sendo a mucuna. "Com a colheita mecanizada, a tendência é espalhar essa e outras daninhas se não tomar cuidado." A necessidade de higienizar a máquina para reduzir a propagação de plantas foi um dos temas abordados.
Ele lembra que os produtores precisam saber trabalhar com matologia e estar no campo para acompanhar a realidade da lavoura.Para ele, a palha ajuda, porém, são necessários bons equipamentos e planejamentos para isso.
Veja matéria completa na editoria Herbishow na edição 10 da revista digital CanaOnline, visualize no site, baixe o pdf ou o aplicativo grátis para tablet e smartphone – www.canaonline.com.br