Para Alcoopar, demanda do setor não foi atendida no Plano Safra
20-05-2014

O presidente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar), Miguel Rubens Tranin, disse que o Plano Agrícola e Pecuário 2014/15 deixou a desejar no que se refere às demandas do setor sucroalcooleiro. De acordo com ele, recursos para investimentos na indústria, nos moldes feitos com as linhas para renovação de canavial e estocagem de etanol, seriam importantes. ´Queremos recursos para as indústrias, para ser possível investir em equipamentos´, disse à reportagem.

Conforme ele, sem esses investimentos em ganho de produtividade as usinas acabam não conseguindo acessar os outros créditos disponibilizados pelo governo para as atividades de campo. ´O grande problema do setor está na flexibilização para poder acessar esses recursos.´

Lançado nesta segunda-feira, 19, em Brasília, o Plano de Safra prevê a disponibilização de R$ 156,1 bilhões para custeio, comercialização e investimento. O montante é quase 15% maior na comparação com os R$ 136 bilhões autorizados em para o ciclo 2013/14. A taxa média de juros, no entanto, será de 6,5%, contra 5,5% no plano anterior.