Para aumentar a produtividade dos canaviais, a Tereos do Brasil desenvolve o programa “Mais que 100”
02-09-2019

O grupo Tereos Brasil renova em média 25 mil hectares de cana por ano
O grupo Tereos Brasil renova em média 25 mil hectares de cana por ano

O grupo realiza 100% de plantio mecanizado em suas áreas comerciais, com exceção do plantio manual de ensaios e campos experimentais

Com sete unidades industriais, localizadas na região noroeste do Estado de São Paulo, o grupo Tereos Brasil renova em média 25 mil hectares de cana por ano.
Segundo José Olavo Vendramini, Gerente Executivo de Desenvolvimento Agrícola, o manejo tem como objetivo propiciar as melhores condições de desenvolvimento do canavial, eliminando qualquer fator limitante, garantindo uma base adequada para o crescimento da cana.
“Desta forma o trabalho tem início com a dessecação, visando reduzir a competição com plantas daninhas. Em áreas com presença de Sphenophorus levis, realizamos a eliminação de soqueira; tendo em vista a importância dessa praga. Posteriormente, realizamos práticas corretivas garantindo condições químicas necessárias para alta produtividade, além do preparo de solo visando permitir condições físicas para boa brotação, emergência e desenvolvimento radicular”, explica.
Outro ponto fundamental no manejo, salienta José Olavo, é a operação de plantio mecanizado. “Por meio do trabalho das equipes de qualidade agrícola, orientamos e acompanhamos o trabalho das frentes de plantio com objetivo de atender todas as premissas que garantem um plantio de qualidade, como número de gemas viáveis, altura de cobrição, paralelismo entre linhas de plantio, entre outros.

 

“Não há receita mágica para obtenção de canaviais com alta produtividade e longevidade”, diz José Olavo

A Tereos aposta também na utilização de tecnologia para garantir alta produtividade e longevidade. “Sobrevoamos 100% da área de plantio com VANTs e, com uso de softwares, definimos o total de falhas, verificando assim a ocorrência de possíveis desvios e necessidade de algum plano de ação. Todos os trabalhos desenvolvidos visam garantir a qualidade agrícola, conservando nosso principal patrimônio que é o canavial.”

100% do plantio é mecanizado e são utilizados em média 15 toneladas de muda por hectare

Hoje, o grupo realiza 100% de plantio mecanizado em suas áreas comerciais, com exceção do plantio manual de ensaios e campos experimentais. José Olavo ressalta que o grupo Tereos acredita no desenvolvimento e adoção de novas tecnologias como parte fundamental na busca de resultados positivos, o que se aplica ao plantio mecanizado. Nos canaviais da Tereos são plantados, em média, 15 toneladas de muda por hectare.

Para José Olavo, um plantio mecanizado eficiente depende de uma série de fatores, como dessecação adequada que elimine quaisquer remanescentes ou plantas daninhas; preparo de solo eficiente que elimine camadas de compactação e garanta a ausência de torrões permitindo brotação e emergência do canavial. Outro ponto é a atenção aos parâmetros operacionais de qualidade do plantio, que vão desde a colheita das mudas visando reduzir ao máximo o dano às gemas, garantindo maior viabilidade das mesmas, além de capricho e atenção aos detalhes do plantio, como a regulagem do equipamentos de forma a obter menor consumo de mudas, eliminando potenciais desperdícios de fertilizante, garantindo assim a qualidade de distribuição e cobrição das mudas, com redução das falhas.

 

A Tereos Brasil tem grande histórico na utilização de MPBs como método de multiplicação acelerada de clones promissores

“Reforçamos a confiança no desenvolvimento e adoção de novas tecnologias como parte fundamental dos nossos resultados, dessa forma acreditamos que o plantio mecanizado é fundamental para viabilizar a implantação e renovação de grande áreas, entretanto, estamos certos da grande necessidade de aperfeiçoamento dessa operação, com a melhoria dos equipamentos, definição de métricas e parâmetros operacionais relacionados à qualidade do plantio e de maneira geral mais capricho, atenção, cuidado e proximidade à operação de plantio mecanizado”, informa o Gerente Executivo de Desenvolvimento Agrícola.
Em relação à adoção da tecnologia de muda pré-brotada (MPB), José Olavo observe que a Tereos Brasil tem grande histórico na utilização de MPBs como método de multiplicação acelerada de clones promissores, onde produzem internamente MPBs em suas unidades.

Ele ressalta que, recentemente houve aumento considerável na utilização da meiosi, devido à utilização de sistemas de posicionamento global (GPS) e MPBs no plantio de linhas mães, levando o grupo a buscar no mercado parcerias idôneas para o fornecimento desse material. “Atualmente, estamos em um exercício interno verificando a demanda a longo prazo de MPBs, aguardando a consolidação de tecnologias relacionadas ao plantio mecanizado de MPBs além de custo e benefícios de produção interna versus aquisição externa. Acreditamos que a MPB terá um papel fundamental na multiplicação de materiais promissores e na redução de custos e ganho de qualidade no plantio via meiosi.

 

A semente artificial de cana do Plene Emerald já foi plantada nas terras da Tereos Brasil

A Tereos do Brasil também já se prepara para desenvolver o canavial do futuro, possui ensaios e campos com a tecnologia de semente artificial do Plene Emerald. “Acreditamos que a tecnologia tem potencial de trazer ganhos significativos para o plantio de cana-de-açúcar e para todo o setor. No entanto, ainda há necessidade de melhorias na tecnologia e processo operacional de plantio do Plene Emerald.”

A Tereos possui como orientador o programa “Mais que 100,” que elenca oito pilares que têm como foco aumento da produtividade agrícola definindo ações de manejo varietal, utilização de subprodutos, qualidade agrícola, proximidade com operação e senso de dono, análise de dados e inteligência analítica, ações de conscientização junto à colheita, além de utilização de novas tecnologias e nutrição. “Em resumo, é correto afirmar que não há receita mágica para obtenção de canaviais com alta produtividade e longevidade”, conclui José Olavo.

CONFIRA O ESPECIAL CANAONLINE PLANTIO DE CANA COM EXCELÊNCIA. ACESSE O LINK: http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-61-portal-canaonline-julho-agosto-2019.html