Pedido aos fumantes: não joguem bituca de cigarro acesa pela janela
10-07-2017

Os incêndios na mata e nas lavouras trazem prejuízo, e risco de morte
Os incêndios na mata e nas lavouras trazem prejuízo, e risco de morte

A bituca de cigarro é a maior causa dos incêndios na área rural

Com o decorrer do inverno e a menor incidência de chuvas, aumentam as chances de incêndios nas áreas rurais, entre elas, os canaviais. Segundo levantamento do GSO – Grupo de Saúde Ocupacional da Agroindústria Sucroenergética – a bituca de cigarro é a maior causa dos incêndios. Arremessada de janelas de carros, que transitam em rodovias, tem uma ação parecida com a de um lança-chamas, incendiando matas e plantações, entre as quais, lavouras de cana-de-açúcar.

Nos períodos de estiagem, as bitucas encontram um terreno ainda mais fértil para ter uma ação devastadora. A situação se torna mais grave com a presença do vento, que ajuda a espalhar o fogo, que ganha grandes dimensões e se torna de difícil controle.
Apesar de manter a liderança disparada entre as principais causas de incêndios nas plantações de cana, a bituca de cigarro tem a companhia de outros fatores que contribuem para elevar os índices das ocorrências. Um deles é a ação criminosa, pessoas que deliberadamente colocam foco no capim na beira das estradas, ou mesmo nos canaviais.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.