Perdas industriais aumentam ao longo das últimas safras no Centro-Sul
17-03-2017

Aline Bigaton e André Danelon - CBCA

Nas últimas safras, o setor vem sofrendo com a redução da rentabilidade na comercialização de açúcar e etanol. Nesse contexto, a produtividade agroindustrial é um ponto chave para manter as empresas vivas no mercado. Uma análise mais aprofundada dos resultados industriais do levantamento de custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioeletricidade realizado pela CBCA traz tendências preocupantes: além da elevação do custo agrícola amplamente debatido, nota-se que a indústria tem desempenhado piores resultados técnicos.

Neste artigo, foram relacionados os indicadores industriais de gastos em manutenção e perdas industriais comuns. Apesar de as perdas industriais de ATR terem aumentado também por aumento da impureza da cana, um resultado direto da expansão acelerada da colheita mecanizada, os gastos com peças e serviços de manutenção tem estado abaixo da média histórica.

Para a região Centro-Sul, a relação entre manutenção industrial e perdas industriais comuns tem assumido uma tendência comum nas regiões Tradicional (SP e PR) e Expansão (GO, MT, MS, MG). Desde o pico de gastos com manutenção na safra 2011/12, resultado da queda da oferta de cana provocada pela quebra de safra, os mesmos vêm apresentando declínio ao longo das safras. As perdas industriais, no mesmo período, têm se elevado continuamente.

Veja matéria completa na editoria CBCA, edição 40 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.