Pernambuco é o estado que mais gerou empregos no Brasil, a cana-de-açúcar é responsável por issovoltar

Publicado em : 23/10/2017
Pernambuco é o estado que mais gerou empregos no Brasil, a cana-de-açúcar é responsável por isso
A topografia acidentada impossibilita o corte mecanizado

Só a Usina União e Indústria gera cinco mil empregos nesta safra

Dados do Caged para setembro mostraram Pernambuco como o estado que mais gerou empregos no Brasil. O emprego gerado em setembro em Pernambuco foi concentrado na indústria e na agropecuária. Os dois setores conjuntamente foram responsáveis por 98,6% de todos os empregos gerados no estado.

“Considerando que esses dados não são dessazonalizados, eles claramente indicam que o início da safra de cana é o principal responsável por essa geração de empregos em Pernambuco. Os serviços, maior empregador no estado, teve um saldo negativo de empregos em setembro, enquanto o comércio teve uma geração mínima. Ou seja, o resto da economia vai ainda muito mal em nosso estado. Se observarmos os dados para os dozes meses encerrando em setembro, todos os grandes setores tiveram perda de empregos. Somente a agropecuária teve saldo positivo de emprego se observamos apenas os nove primeiros meses de 2017. Obviamente o efeito safra de cana é forte nessa estatística também”, analisa o economista Alexandre Rands Barros.

O maior responsável pela grande geração de empregos pelo setor sucroenergético em Pernambuco é o corte manual da cana. A topografia íngreme impossibilita a ação das colhedoras, assim, o corte fica por conta das mãos humanas empunhando o facão. Um exemplo é a Usina União e Indústria, localizada na zona da Mata-Sul pernambucana, caracterizada por topografia muito acidentada, a usina iniciou a safra em março e deve finalizá-la em fevereiro, com a expectativa de moagem de 1,2 milhão de toneladas, o corte é 100% manual, neste período de safra, a empresa emprega cinco mil pessoas.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

 


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •