Plantio de milho e soja em rotação com cana ganha espaço entre os cooperados da Coplacana
05-04-2016

A cada ano, cresce mais o volume de grãos entregue pelos agricultores à Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana). 

Até há pouco tempo, a cooperativa tinha apenas um silo para o armazenamento do milho e da soja dos cooperados. Hoje já são oito e a tendência é que mais silos sejam construídos.
Isso vem acontecendo porque o produtor está atento à necessidade de diversificar o negócio, não ficando apenas preso ao cultivo de cana-de-açúcar. Além disso, a consciência é cada vez maior quanto às vantagens agronômicas e de renda da rotação de cultura com grãos nas áreas de reforma do canavial.
A cana-de-açúcar é uma cultura de ciclo longo, normalmente de 5 a 6 anos. A reposição nutricional convencional nem sempre atende suas necessidades, já que essa lavoura demanda uma grande quantidade de nutrientes. Além dessa dificuldade, a área de cultivo sofre tráfego intenso de máquinas e equipamentos, causando compactação do solo. É importante lembrar que em alguns casos não é possível quebrar o ciclo de algumas pragas e doenças e a produtividade acaba sendo afetada.
Para reduzir esses problemas, a rotação de cultura entre cana-de-açúcar e um tipo de grão, como soja, milho e amendoim, é uma alternativa indicada. Ela traz inúmeros benefícios para o solo, além de proporcionar uma renda extra para o produtor. A rotação de culturas promove o controle de plantas daninhas, o melhoramento das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, inclusive em profundidade, e a descompactação do solo devido ao sistema radicular dos grãos.
Na região de Ribeirão Preto, o amendoim e a soja são as culturas mais utilizadas na rotação. Já dentro os cooperados da Coplacana – cuja sede fica em Piracicaba -, o amendoim não é utilizado em rotação, e sim soja e milho, majoritariamente.
Com o objetivo de levar informações sobre diferentes opções de diversificação e rotação de cultura para o produtor de cana, a Revista CanaOnline lançou a Editoria “Cana e outras Culturas”. Confira!

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.