Previsão é de chuva, mas volume será insuficiente
10-07-2014

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê chuva para cidades da região de Ribeirão Preto a partir desta quinta-feira (10).

De acordo com o meteorologista Franco Villela, a previsão é que a chuva atinja municípios entre Ribeirão Preto e Franca - Brodowski, Batatais e Restinga entre eles - até a noite.

No entanto é possível que chova somente entre 5 e 15 milímetros, volume insuficiente para recarregar reservatórios e aliviar a seca, segundo ele.

Ainda de acordo com Villela, a previsão é que a intensidade da chuva seja de fraca a moderada. Depois de quinta, não há previsão para mais chuvas na região.

De janeiro até o final da tarde desta quarta-feira (9), Ribeirão registrou somente 14 dias com chuva, e um acumulado de 902 milímetros no período.

Os dados são do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Meteorológicas).

Com apenas 47 centímetros de profundidade, o rio Pardo atingiu na tarde desta quarta novo recorde negativo desde 1941, quando o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) iniciou a medição no local.

Na última sexta-feira (4), o rio estava com 50 centímetros de profundidade e já alcançou 61,7 mil litros por segundo de vazão.

Em condições normais, de acordo com o diretor regional do Daee, Carlos Alencastre, a vazão no Pardo é de 500 mil litros por segundo.

Gabriela Yamada