Processos e ferramentas disponíveis para a melhor gestão dos produtores de canavoltar

Publicado em : 11/08/2017
Processos e ferramentas disponíveis para a melhor gestão dos produtores de cana

Será um dos temas do Fórum dos Produtores de AgroEnergia, que acontece em 23 de agosto e integra a programação oficial da 25ª Fenasucro & Agrocana

Ficou para trás o tempo em que bastava ao produtor rural conhecer o ofício de lidar com a terra, compreender os sinais do clima e se preparar para a colheita. Assim como em qualquer empresa ou atividade econômica, nas propriedades rurais é preciso utilizar as ferramentas de gestão estratégica para reduzir custos e riscos e garantir a saúde financeira do negócio. No entanto, muitos produtores brasileiros ainda têm dificuldade de mensurar financeiramente o resultado do seu negócio.

O bom planejamento financeiro, com controle de custos e resultados, entre outras práticas, é tão necessário quanto a correta adubação ou o controle eficiente de pragas e doenças. O produtor rural precisa adotar a condução profissional do seu negócio. Isso significa que não basta apenas ter uma boa produtividade, sem saber quais são os seus custos. Não são raros os casos de fazendeiros cujas lavouras alcançam altos índices de produtividade, porém, acompanhados de custos de produção muito elevados que inviabilizam o resultado financeiro positivo do negócio.

Por esses motivos, é que a Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA) tem incrementado suas ações para que os produtores de cana valorizem a gestão e tenham acesso a processos e ferramentas para facilitar sua aplicação. Esse desafio não é fácil, pois a entidade conta com 32 associadas, divididas em cinco estados, representando um universo de mais de 11 mil produtores de cana, dos quais, quase 90% são pequenos e médios abrangendo 500 municípios.
Em decorrência de sua importância, o tema sobre gestão do negócio foi um dos escolhidos para integrar a programação do Fórum dos Produtores de AgroEnergia (Farmers Forum AgriEnergy), evento internacional realizado pela ORPLANA, pela DATAGRO Consultoria e que contará com a Infraestrutura Organizacional da Reed Alcântara Machado, organizadora da FENASUCRO & AGROCANA.
Marcos Fava Neves, professor da FEA/USP, de Ribeirão Preto, será o moderador do painel: Gestão no Negócio – Processos e Ferramentas Disponíveis. Que contará com a participação de Haroldo Torres, Sócio/Diretor da Companhia Brasileira de Custos Agropecuários (CBCA) de Piracicaba, que falará sobre - Gestão de Custos Sucroenergéticos. Já Almir A. Torcato, Gestor Corporativo da Canaoeste, de Sertãozinho, e José Guilherme A. Nogueira, Superintendente da Socicana, de Guariba, debaterão o tema – Processos Integrados para Gestão Agrícola. Luiz Carlos Dalben, diretor da Agrícola Rio Claro, de Lençóis Paulista, fechará o painel com o tema - Modelos Integrados de Produção.

Serviço:
Fórum dos Produtores de AgroEnergia (Farmers Forum AgriEnergy),
Data: 23 de agosto de 2017
Horário: das 8h00 às 17h00
Local: Arena do Conhecimento Agrícola na 25ª Fenasucro & Agrocana - Centro de Eventos Zanini – Sertãozinho/SP

Programação e inscrições antecipadas com desconto pelo site:
http://www.datagroconferences.com.br/forumagroenergia2017/pt-br/

Mais informações com Elizabeth Alves, Coordenadora de Comunicação da ORPLANA: elizabeth@orplana.com.br


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •