Produtores de cana adotam gestão profissional para se manterem na atividade
09-02-2017

Celso Albano: alta produtividade
Celso Albano: alta produtividade

Ao colocar em prática seu Planejamento Estratégico 2015-2025, a ORPLANA se reinventa

É admirável a vista que o executivo Celso Albano de Carvalho desfruta ao olhar pelas vidraças de seu escritório no topo de um edifício anexo a um dos shoppings de Ribeirão Preto, no interior paulista. A visão se perde entre canaviais, áreas de preservação, hortas, produção de amendoim e soja. Cenário lindo para quem integra o agronegócio.

Enquanto a paisagem da janela muda no decorrer do ano, intercalando culturas agrícolas, preparo do solo, plantio e colheita, Celso Albano também recicla e coloca em prática o projeto arrojado de reorganização da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA), entidade que assumiu como gestor há quase dois anos.

O projeto, que recebeu o nome de Planejamento Estratégico para a ORPLANA 2015 – 2025,foi desenhado em 2014, na época o presidente da entidade era Manoel Ortolan, e planejado pela Markestrat Assessoria Empresarial. Tendo como base um estudo sobre as necessidades para o desenvolvimento sustentável do produtor de cana. Elaborado pelo professor Marcos Fava Neves, por meio de informações apuradas e experiências adquiridas na ação Caminhos da Cana, no qual Marcos visita cidades canavieiras levando informação e recolhendo conhecimento sobre a realidade do produtor em cada região.

O Planejamento Estratégico para a ORPLANA 2015 – 2025 é alicerçado sobre seis premissas principais:
- aprimorar a governança e estrutura da entidade;
- ampliar a comunicação interna e externa;
- prover educação técnica e gerencial;
- agregar serviços de valor e geração de informações de valor;
- estabelecer relacionamento e negociação equilibrados em toda a cadeia.

PROFISSIONALIZAÇÃO NA GESTÃO DA ORPLANA

Para colocar este Planejamento em prática, o primeiro passo foi profissionalizar a gestão da entidade, daí que se deu a contratação de Celso Albano,engenheiro agrônomo, com carreira consolidada no setor financeiro, na área de crédito rural, tendo passado por bancos como Banespa/Santander e Banco Case IH, além de longa experiência em gestão e reorganização de empresas da área de grãos e cana no Centro-Oeste, com atuação na Raízen e Odebrecht Agroindustrial.

A paisagem da janela pode ser linda, mas Celso Albano não tem tempo para admirá-la, é que trabalho não lhe falta, precisa implementar os 19 projetos delineados no Planejamento Estratégico para a ORPLANA 2015 – 2025 (a mudança da sede da ORPLANA de Piracicaba para Ribeirão Preto é um dos pontos desse planejamento).
Muitos podem pensar: ‘mas tem dez anos para implementar, tem tempo. Não é esse o raciocínio de Celso Albano e sua equipe, ele e elas (quatro mulheres formam a equipe) sabem o quanto a atividade é dinâmica, que necessita de respostas rápidas e evolução constante, onde uma ação leva à outra e cada projeto se ramifica em várias atividades. Então, mãos à obra. “Em 17 de março completaremos dois anos de trabalho, já conseguimos desenvolver 42,43% dos 19 projetos propostos no Planejamento Estratégico. É um bom indicador, continuaremos nesse ritmo”, diz Celso Albano.

O GIGANTE ACORDA

Com 40 anos de existência, a ORPLANA é uma gigante dentro do agronegócio nacional: é composta por 33 associações, de cinco estados diferentes, representando ao todo mais de 16 mil produtores de cana (80% dos produtores independentes do país) situados em 500 municípios canavieiros, e que fornecem cerca de 70 milhões de toneladas de matéria-prima.

No entanto, frente ao seu tamanho, a sua representatividade é tímida. Por isso, esse seu reposicionamento estratégico tem o objetivo de reforçar a sua missão que é garantir um futuro seguro e rentável para os produtores de cana-de-açúcar, buscando excelência na produção agrícola e coordenação da cadeia sucroenergética.

E, também, exercer uma posição política mais atuante, participando das decisões que regem o setor. A ORPLANA trabalha para ser reconhecida como a principal porta-voz dos produtores de cana de todo o Brasil, convergindo as necessidades advindas de suas associadas. Tornando-se o elo coordenador e provedor de informação para os diversos públicos do setor sucroenergético.

O atual presidente da ORPLANA, o engenheiro agrônomo Eduardo Vasconcelos Romão, salienta que, a meta da entidade é congregar, até 2025, todas as associações do setor, representando aproximadamente 19 mil produtores de cana (95% dos produtores independentes).

Para alcançar o objetivo, a ORPLANA intensificou a aproximação com a base, as ações de engajamento, a comunicação e as parcerias com os demais elos da cadeia sucroenergética. Passou a promover encontros regionais com grupos técnicos, visando capacitar o produtor para planejar a operação, para implantar agricultura de precisão, para pensar na variedade e no manejo. Práticas que resultarão em maior produtividade e menor custo de produção.

O horizonte do setor sucroenergético é bastante favorável, e os produtores de cana querem desfrutar desses bons momentos. Assim, ao unir a experiência de seus Conselheiros com a gestão profissionalizada, a ORPLANA quer garantir ao produtor, papel de protagonista, contribuindo ativamente para a mudança da agroindústria canavieira, e não apenas acompanhar da janela as coisas acontecerem.

OS 19 PROJETOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A ORPLANA 2015 – 2025
- Reestruturação da Governança
- Nova Sede ORPLANA
- Gestão de Relacionamento com Associações
- Academia da Cana
- Certificação da Produção Agrícola
- Fórum de Debates Técnicos (reuniões técnicas bimestrais)
- Aliança Agro
- Associativismo Padronizado
- “Star Alliance” da Cana
- Comunicação Orplana
- Adequação do Consecana
- Banco de Dados do Setor
- Serviços Financeiros
- Questões Trabalhistas
- Representatividade Política
- Manual do Produtor Integrado de Cana (PIC)
- Revisão do Orçamento e Modelo de Arrecadação
- Certificação de “Usina Amiga do Produtor de Cana”
- Sustentabilidade Econômica do Pequeno Produtor.