Produtores de cana- soluções não só para sobreviver, mas prosperar na atividade canavieiravoltar

Publicado em : 28/04/2017
Produtores de cana- soluções não só para sobreviver, mas prosperar na atividade canavieira

* Miriam Carla de Paula

A realidade atual de muitos produtores é a de produzir para sobreviver. Em determinados casos, alguns chegam a perder todo o seu patrimônio. No caminho entre produzir e obter resultados econômicos positivos existem muitas dificuldades.

As definições de produtividade e preço estão bem claras na cabeça dos produtores, os quais lidam diariamente com ambos fatores e por experiência sabem o peso que estes implicam sobre os resultados.

Todavia, apesar do conhecimento técnico, o produtor esbarra nas questões econômicas. A burocracia e a dificuldade para obter créditos suficientes no momento certo é a principal causa dos resultados negativos de inúmeros casos, que tendem a não prosperar com a dignidade e respeito que lhes é devido.

Quanto ao preço, o produtor tem pouco ou nenhum poder de ação, no entanto, em relação a produtividade, ele possui total autonomia para alcançar melhores resultados. Com a melhor produtividade menor será o custo de produção, sendo assim, tirando os fatores climáticos, vale dizer que a PRODUTIVIDADE é o segredo para, inclusive, sobreviver as oscilações dos preços.

Então porque não conseguem a tal da sonhada prosperidade?
A solução é simples de explicar, mas difícil de acontecer.
Todo produtor, assim como toda empresa, precisa de capital para investir.

O processo agrícola depende de muito mais capital de giro, pois o dinheiro é literalmente enterrado, para brotar com o passar dos dias, dos meses, ou até mesmo, brotar nos anos. Porém o mercado financiador não atua na mesma agenda.
Veja matéria completa na editoria Economia, da edição 41 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •