Profissionais da São Manoel criam sistema que cuida dos processos de aplicação em taxa fixa e variável da usinavoltar

Publicado em : 04/09/2017
Profissionais da São Manoel criam sistema que cuida dos processos de aplicação em taxa fixa e variável da usina
Plataforma auxilia no planejamento da amostragem de solo. Foto: Divulgação Usina São Manoel

Outra vantagem é o fato de permitir que os laboratórios enviem os dados através de uma plataforma única

Os profissionais da Usina Açucareira São Manoel, localizada no município de São Manuel, SP, criam soluções para melhorar a eficiência do processo. É o caso do Solo System, sistema que tem cuidado de todos os processos de aplicação em taxa fixa e variável da Usina. Segundo o engenheiro agronômico de planejamento e controle da Usina, Guilherme Guine Ferreira, a plataforma auxilia no planejamento da amostragem de solo, como, por exemplo, na seleção das áreas a serem amostradas no dia, bem como na roteirização do trajeto do campo.

“Além disso, ele faz uma cerca eletrônica ao redor do ponto de coleta, que traz uma confiabilidade no processo como um todo.” Posteriormente, todas as amostras são identificadas com código de barra, o que garante a rastreabilidade dos dados na fase de campo, laboratório e escritório.

Outra vantagem do Solo System é o fato de permitir que os laboratórios enviem os dados através de uma plataforma única, onde são feitas validações prévias garantindo a segurança e qualidade da informação que será utilizada para recomendação agronômica.

“As análises de solo são entregues em uma plataforma digital, em que é possível visualizar, através de mapas, o serviço que deve ser feito. Dessa forma, o processo, anteriormente realizado em meio período, pode ser feito com três cliques. Isso é transformação digital dos processos.”

Ferreira destaca que todos os mapas gerados, seja de taxa fixa ou variável, conseguem atender todos os tipos de controladores presentes no mercado. “Esse sistema veio para unificar e simplificar o processo, reduzindo os custos e aumentando a produtividade agrícola.”
Veja matéria completa na editoria Especial Inovação na edição 45 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •