Queda dos preços da energia estimula novos negócios para a biomassa da cana-de-açúcar
27-07-2016

Estudos científicos de diversas instituições mundiais já apontam para inúmeros usos que podemos dar para os resíduos de biomassas

Nos últimos anos, muitas usinas investiram fortemente em equipamentos e em processos para recolher a palha deixada no campo pela colheita mecanizada de cana crua. Essa matéria-prima, aliada ao bagaço da cana, aumentaria consideravelmente a quantidade de biomassa disponível nas unidades agroindustriais e, consequentemente, a cogeração. O objetivo era aproveitar ao máximo os bons preços da energia para aliviar as contas das usinas, que vinham enfrentando graves problemas de caixa devido a crises vividas tanto pelo Brasil quanto pelo próprio segmento.

Porém, o que muitas empresas não esperavam era que o cenário em 2016 seria tão diferente dos anos anteriores. Intervenções do governo, quedas no consumo de energia (em decorrência da crise) e a volta das chuvas derrubaram o preço de energia no mercado livre. Agora, num momento em que a cogeração não é tão viável, usinas, empresas privadas e instituições de pesquisa têm procurado aumentar suas visões de negócios, explorando possíveis novos usos para esta rica e abundante fonte de matéria-prima.

A Embrapa Agroenergia, por exemplo, tem procurado desenvolver processos de conversão de biomassas em produtos de valor agregado de forma a disponibilizar outras alternativas de uso para diferentes tipos de resíduos, inclusive o bagaço de cana. Na visão do chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, a queima do resíduo não é o melhor uso que se pode dar para os resíduos de biomassa. “A produção de químicos, biomateriais, polímeros e outros combustíveis e moléculas, são alternativas de agregação de valor muito maior que a simples queima de biomassa. Portanto, sempre deveremos ter foco em todas as potenciais alternativas de uso que incluam não somente a cogeração, mas também a produção de outros produtos que possam substituir aqueles produzidos a partir de fontes fósseis.”

Os novos negócios com a biomassa da cana-de-açúcar será o grande tema da 2ª edição do Seminário sobre Biomassa da Cana-de-Açúcar & Cia, que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, no dia 10 de agosto. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.ideaonline.com.br, onde também é possível obter mais informações sobre o evento.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.