Reforma do canavial é o momento ideal para a redução do banco de sementes de plantas daninhas
17-01-2017

Durante o processo de preparo do solo, banco de sementes de plantas daninhas fica exposto, condição perfeita para a desinfestação da área

Leonardo Ruiz

Décadas atrás, os pecuaristas brasileiros, preocupados com a alimentação do seu rebanho, que só expressaria seu potencial de produção caso fosse alimentado corretamente, formavam suas pastagens com espécies de forrageiras que fossem adaptadas ao clima e aos solos ácidos e de baixa fertilidade de suas áreas. As preferidas, naquela época, eram as Brachiarias, gramíneas do Grupo C4, devido a sua tolerância ao alto teor de alumínio e aos baixos teores de fósforo e cálcio dos solos, alto vigor de rebrota e excelente cobertura vegetal. A estimativa era que, na década de 1990, as áreas de pastagens com brachiarias somavam mais de 70 milhões de hectares no Brasil.

Porém, a partir dos anos 2000, com a massiva expansão do setor sucroenergético nacional, muitos canaviais avançaram sobre esses pastos e, consequentemente, sobre seus solos, ricos em sementes de brachiarias. Os resultados foram, e ainda são, altas infestações. Dessa forma, as mesmas características que faziam dessas espécies impulsionadoras de produção nos rebanhos leiteiros são as que hoje fazem com que a cultura canavieira perca produtividade e longevidade todos os anos.

Não perca a oportunidade

Entretanto, as sementes das brachiarias não são as únicas presentes em estado de dormência nos canaviais brasileiros. Muito pelo contrário. São centenas de outras espécies que esperam o momento ideal para eclodir, iniciando, assim, uma severa competição com a cana por água, luz e nutrientes. Portanto, reduzir esse banco de sementes é essencial para que o produtor consiga obter uma cana com maior produtividade durante todo seu ciclo, já que as soqueiras posteriores conviverão com menor densidade de daninhas. Apenas uma única aplicação de herbicidas poderá manter a área sem a presença de ervas invasoras, o que garantirá, por consequência, grandes ganhos em longevidade.

Veja matéria completa na editoria Fitotécnico da edição 39 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.