RenovaBIO 2030 pode ser um novo Proálcool
09-12-2016

Setor está unido para o desenvolvimento do programa que definirá o papel do etanol na matriz energética do Brasil

No próximo dia 13, a partir das 9h, na sede do Ministério de Minas e Energia (Esplanada dos Ministérios – Bloco U), em Brasília, será lançado o RenovaBio – Biocombustíveis 2030, iniciativa em desenvolvimento no Ministério de Minas e Energia (MME) cujo objetivo é garantir a expansão da produção de biocombustíveis no país baseada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e financeira, compatível com o crescimento do mercado e em harmonia com os compromissos brasileiros assumidos na COP21. A iniciativa está em debate entre o MME e os diversos segmentos do setor, e deverá entrar em consulta pública em breve.

O RenovaBio busca, por meio do diálogo e do processo construtivo transparente e participativo, convergências sobre a relevância do biodiesel, do etanol e de novos biocombustíveis no presente e no futuro da matriz energética nacional. O resultado desse processo deverá ser consolidado e disponibilizado para consulta pública até o final do 1º trimestre 2017.

De acordo com Jacyr Costa Diretor Região Brasil da Tereos, o setor está unido para o desenvolvimento do RenovaBio. “Todos os representantes das associações ligados ao setor, de norte a sul do Brasil, assinaram parecer favorável e cooperação para a criação desse programa, que irá definir o papel do etanol na matriz energética brasileira e o espaço para a bioenergia. A elaboração e implementação do RenovaBio será fundamental para que o Brasil cumpra seu compromisso com o acordo do Clima de Paris, que tem como meta principal a diminuição das emissões de gases de efeito estufa em 43% até 2030 no país e a sustentabilidade ambiental e econômica para atender as demandas do mercado.”


A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) participará do lançamento do Programa RenovaBio 2030. Elizabeth Farina, presidente da UNICA, falará sobre “O papel do etanol e a construção estratégica no setor energético”. Estarão presentes também representantes do setor sucroenergético, como André Rocha, presidente do Fórum Nacional Sucroenergético; Pedro de Melo Robério Nogueira, presidente do Sindaçúcar-AL; e Renato Augusto Fontes Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE.

O Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, fará a abertura, juntamente com e representantes dos Ministérios da Fazenda, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.