Sem planejamento não existe sistema perfeito de MPB/Meiosivoltar

Publicado em : 08/09/2017
Sem planejamento não existe sistema perfeito de MPB/Meiosi
Passo a passo do sistema de MPB/Meiosi

É preciso ter a variedade de cana certa para o solo certo e clima certo

Durante a Feacoop 2017, feira de tecnologia da Coopercitrus, realizada entre 31 de julho e 3 de agosto, em Bebedouro, SP, a BASF, em sua área de Vitrine Tecnológica destacou seu sistema AgMusa™ de mudas sadias, as plantadoras de uma e duas linhas e também ressaltou a importância de ter planejamento para a implantação do sistema de Muda Pré-Brotada (MPB).

Brasilino Garcia, responsável pela comercialização do sistema AgMusa™ de muda de cana sadia da BASF, presente ao evento, apresentou aos visitantes os ganhos com o uso da tecnologia, os benefícios da dobradinha MPB/Meiosi, comentou que já há produtor que alcança taxas de multiplicação de 1x40, mas que a média do setor é de 1x14, 1x16, dependendo da época do plantio da linha ou das duas linhas com MPB, o que já é excelente. Mas destacou também que, sem planejamento, a Meiosi não funciona, não irá entregar o que promete e não será viável economicamente.

É que, independente da solicitação das mudas com as variedades apropriadas, por si só a Meiosi exige planejamento, para implantar o sistema e necessário cumprir seis passos: 1º - preparo da área; 2º - plantio da MPB; 3º plantio da cana no sistema meiosi; 4º - plantio da Meiosi – soja, amendoim, crotalária...; 5º colmos de alta brotação e sanidade para implementação da cultura em definitivo; 6º - desdobramento da Meiosi 1 para 20.

E sobre solicitar os pedidos com antecipação, o profissional da BASF ressaltou que o certo não é sair comprando MPB das variedades que estão disponíveis no mercado, é preciso ter a variedade certa, para o solo certo, o clima certo, só assim terá maior quantidade de colmos para multiplicação e irá implantar o canavial mais produtivo e longevo. “O mais correto é esse planejamento começar a ser elaborado 1 ano antes do plantio, no mínimo 120 dias”, observa Brasilino.
Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola na edição 45 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •