Setor sucroenergético comemora Dia da Árvore com várias ações de preservação da naturezavoltar

Publicado em : 22/09/2017
Setor sucroenergético comemora Dia da Árvore com várias ações de preservação da natureza

O setor sucroenergético em Minas Gerais tem muito o que comemorar no Dia da Árvore, mostrando a importância que dá à preservação da natureza e sustentabilidade dos negócios.

 Trata-se de um programa em curso desde 2011 e que visa, até 2018, o plantio de 3 milhões de árvores para a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs), com a proteção dos rios, lagos, lagoas, nascentes e veredas.

Em muitas localidades de instalação das usinas, essas áreas já se mostram cobertas pela vegetação, formando um grande corredor ecológico, que serve de abrigo para muitos animais silvestres, com grande quantidade de pássaros, mamíferos e répteis.

O setor preserva ainda grandes áreas de florestas através das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), unidades de conservação particular criadas em áreas privadas, por ato voluntário do proprietário e em caráter perpétuo, que somam 30 mil hectares, uma das maiores áreas neste sentido em Minas Gerais.

 O setor tem colaborado também com um meio ambiente mais limpo e saudável para os mineiros com a produção do etanol, que emite menos 90% de gases do efeito estufa comparado com a gasolina.

Com a produção de etanol entre 2007 e 2016 foi evitada em Minas Gerais a emissão de 41,7 milhões de toneladas de gases do efeito estufa, sendo que para se conseguir isso teriam que ter sido plantados 298 milhões de árvores no período.

 Entre 2015 e 2016, a bioeletricidade, energia elétrica do bagaço de cana, evitou a emissão de 1,9 milhão de toneladas de gases do efeito estufa no estado, o que para tanto teriam que ter sido plantadas também 13,3 milhões de árvores.

Viva o dia da árvore e todos aqueles que contribuem com um planeta melhor e mais sustentável para se viver!!!

 


Fonte: SIAMIG
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •