Setor sucroenergético é o responsável por alavancar radialização de pneus agrícolas
31-07-2014

A utilização de pneus radiais no segmento agrícola tem aumentado muito nos últimos anos. Entre seus benefícios em relação aos diagonais estão a economia de combustível e uma menor compactação do solo. Atualmente, as máquinas cresceram tanto que as montadoras não tem outra opção: ou utilizam pneus radiais ou ficam sem tecnologia diagonal para suportar as máquinas. Muitos segmentos passaram, portanto, a adotar esses tipos de pneus em suas atividades. Porém, foi a indústria canavieira que impulsionou essa radialização, sendo pioneira nesse principio.

 

Para Leandro Pavarin, gerente de vendas nacional da Titan Pneus, o setor de cana sempre foi o mais ávido por novidades e tecnologias. “Muitos compram as máquinas e utilizam os pneus que vieram junto. O setor canavieiro não. Ele compra a máquina e tenta melhorar ainda mais. Dessa forma, a partir do momento que a indústria coloca o pneu radial, o usuário percebe o benefício e, na reposição, compra o novo com a mesma tecnologia”.

 

Ainda segundo ele, algumas usinas da região de Ribeirão Preto já estão 100% radializadas na área agrícola, como a Usina Guairá e a São Martinho, sendo que outras, como a Usina Colombo e a Da Pedra, possuem de 40 a 60% de suas frotas já radializadas. “No Estado de São Paulo, a radialização de pneus agrícolas no setor sucroenergético deve bater 30%. Já em relação aos pneus de carga, esse número já é de 100%”.